Gall

O chefe Gall, um chefe Hunkpapa, desempenhou um papel importante na longa guerra dos lakotas contra os Estados Unidos. Como líder dos Hunkpapa Teton Sioux (Lakota), ele foi um dos comandantes das forças de cavalaria indiana na Batalha do Pequeno Grande Chifre. O chefe Gall foi um dos líderes mais agressivos da nação Sioux durante sua última luta pela liberdade.

Nascimento

Gall fez sua aparição no mundo do Criador por volta de 1840 nas planícies de Dakota do Sul. Ele nasceu um cidadão entre muitos cidadãos de Hunkpapa. Seu primeiro nome era Matohinshda, ou Bear-Shedding-His-Hair.

Infância

O menino adquiriu seu nome incomum, Gall, (Pizia) quando, como um órfão faminto, ele comeu a vesícula biliar de um animal morto por um cidadão. Sua guardiã, Tatanka Yotanka, mais conhecida como Chefe Touro Sentado, criou Gall como seu

.Início de carreira

Gall adquiriu a reputação de guerreiro e caçador talentoso no final da adolescência e tornou-se chefe aos 20 anos. Ele lutou na Batalha de Big Mound com Inkpaduta, e como um guerreiro nas campanhas da Nuvem Vermelha de 1866 a 1868, ele alcançou um alto status entre os Lakota.

Carreira posterior

Gall se recusou a aceitar o Tratado de Fort Laramie de 1868, que encerrou as hostilidades anteriores. Quando o tratado de 1868 foi desconsiderado, ele concordou com Touro Sentado em defender o que restava de seu outrora vasto domínio. Ele defendeu constantemente o direito de seu povo às áreas de caça de búfalos e acreditava que o governo deveria cumprir os acordos com eles ao pé da letra. Recusando-se a desistir, Gall juntou-se a Touro Sentado e outros que se recusaram a permanecer como “prisioneiros” dentro do território reservado para eles pelos brancos. Gall acabou se tornando o chefe militar de Touro Sentado e liderou ataques às tropas do exército ao longo do rio Yellowstone em 1872 e 1873.

Gall desfrutou da total confiança de Sitting Bull enquanto este último planejava e dirigia ataques contra soldados americanos. Ele era um estrategista militar nato, capaz de registrar e compreender uma exploração de seu inimigo. Para o Chefe Gall, a trilha para a Batalha do Big Horn começou com o Major Marcus Reno e seu ataque não provocado à vila de Gall ao longo do rio Little Big Horn. Durante o ataque de Reno, seus soldados mataram vários membros da família de Gall. Gall, usando habilidade superior combinada com ferocidade inspiradora, liderou seu bando em um contra-ataque, que os levou à grande derrota de George A. Custer e seu 7º comando do Calvário.

Na Batalha do Little Big Horn em 1876, Gall liderou seus guerreiros Hunkpapa, que primeiro impediram o avanço do Major Reno através do rio perseguindo-os na floresta. Ele então varreu seus guerreiros para o norte para se juntar ao Cavalo Louco dos Sioux Oglala. Em seguida, suas forças realizaram um ataque frontal à coluna de Custer, derrotando a infeliz unidade. Após a batalha, o Chefe Gall entrou no Canadá junto com seu chefe, Touro Sentado

.Últimos dias

Em algum ponto, Gall e Sitting Bull tiveram um desentendimento que fez Gall trazer sua banda de volta para o outro lado da fronteira no final de 1880. Gall apareceu em Fort Peck em Poplar Creek, Montana em 3 de janeiro de 1881. Ele se rendeu aos militares, trazendo metade da banda Hunkpapa com ele. Embora prometida a anistia pelos Estados Unidos se eles retornassem, quando Gall cruzou para os EUA, alguns de seu povo foram atacados e, na primavera, todos foram detidos e mantidos como prisioneiros militares no Fort Randall. De lá, eles foram transportados para a Standing Rock Agency (reserva) no Território de Dakota. Gall se estabeleceu em Standing Rock, onde se tornou amigo do homem que provaria ser o pior inimigo de Touro Sentado, o agente indiano James McLaughlin.

Depois que Gall foi subjugado, ele se afastou da estrada da liberdade e concentrou sua atenção em fazer a vida dele e de seu povo o melhor possível, apesar de seu internamento em reservas do governo. Gall encorajou seu povo a aceitar o programa do homem branco para o índio. Gall se tornou um campeão dos esforços federais para "civilizar" os Lakota. Ele emprestou seu prestígio ao programa de agricultura de reserva e tornou-se um defensor ativo dos planos para educar as crianças indígenas em escolas especiais.

Como um fazendeiro na reserva Standing Rock, Gall tornou-se amigo dos colonos locais em seus últimos anos, eventualmente se voltando contra o Touro Sentado, possivelmente pela afiliação deste último ao movimento Ghost Dance. Gall ignorou a religião Ghost Dance quando ela apareceu em cena e, em vez disso, tornou-se um enviado a Washington, D.C.

Gall tornou-se juiz da reserva em 1889 e, no mesmo ano, consentiu na redução do tamanho da reserva, apesar da oposição de Touro Sentado. Gall desafiou a liderança de Touro Sentado entre os Lakota de Standing Rock, mas ele nunca igualou a influência e autoridade de seu antigo mentor.

Gall foi procurado por Buffalo Bill Cody para fazer parte de seu Wild West Show. No entanto, ao contrário do Touro Sentado, Gall se recusou, dizendo: "Eu não sou um animal para ser exibido diante de multidões." Seu espírito estava cansado, seus olhos turvos. A partir de então, Gall definhou. Alguns anos depois, o velho chefe morreu em 5 de dezembro de 1894, em sua casa em Oak Creek, em Dakota do Sul.


Tinta de galha de ferro - História

O uso mais antigo de tinta de bílis de ferro é difícil de estabelecer. A reação entre o tanino e o sal de ferro para criar um produto colorido já era conhecida na Antiguidade. Gaius Plinius Secundus (23-79 d.C.) descreve um experimento no qual ele pingou uma solução de sal de ferro em papiro que havia sido embebido em uma solução de tanino. O papiro marrom claro ficou preto imediatamente ao entrar em contato com o sal de ferro. Só séculos mais tarde essa reação foi deliberadamente usada para produzir tinta.

A tinta de carbono precedeu o uso da tinta de galha de ferro como a tinta de escrita primária. Várias fontes referem-se ao primeiro uso de tinta de carbono por volta de 2500 a.C. As tintas de carbono eram feitas com a queima de materiais como óleo, resina ou alcatrão. A queima desses materiais produziu fuligem contendo carbono puro e materiais oxidados. Quando fabricada corretamente, a fuligem pode conter até 80% de partículas de carbono. Este foi misturado com água e goma para manter o carbono em suspensão. Uma tinta de carbono de boa qualidade tinha uma aparência preto-azulada. Essa tinta não descoloria com o tempo, mas poderia manchar facilmente com a alta umidade e era fácil de remover de um documento. A tinta de carbono envelhecida e a tinta de bílis de ferro às vezes são difíceis de distinguir uma da outra.

O exame visual por si só não fornece informações suficientes para identificar a tinta. Embora a maioria das tintas de galha de ferro fique marrom com o tempo, a cor por si só não indica uma tinta de galha de ferro envelhecida. As tintas de carbono de baixa qualidade contêm uma alta proporção de material alcatrão, que também produz uma cor marrom. Se o conteúdo de alcatrão for alto e as condições de armazenamento forem ruins, a tinta pode ficar muito pálida. Em contraste, alguma tinta de bílis de ferro no pergaminho pode, mesmo depois de séculos, parecer profundamente preta e pode ser facilmente confundida com uma tinta de carbono. Para distinguir a tinta de galha de ferro da tinta de carbono ou outras tintas, como bistre ou sépia, um teste quantitativo para a presença de ferro em uma linha de tinta é um método útil para determinar sua identidade. No entanto, diferentes tintas ainda podem apresentar traços de teor de ferro, dependendo do método de fabricação e armazenamento.

Uma receita muito antiga para tinta de galha de ferro pode ser encontrada na Enciclopédia das Sete Artes Livres, de Martianus Capella, que viveu em Cartago no século V. Nele, Capella descreve "Gallarum gummeosque commixtio" como uma tinta de escrita. Embora a data exata da transição da tinta de carbono para a tinta de galha de ferro não seja conhecida, pode-se afirmar com segurança que, no final da Idade Média, a tinta de galha de ferro era a tinta primária. Existem exemplos de manuscritos nos quais ambas as tintas foram usadas. No entanto, a tinta de galha de ferro tinha algumas vantagens distintas que levaram ao eventual deslocamento da tinta de carbono. A tinta de galha de ferro era mais fácil de fabricar, geralmente não obstruía a ferramenta de escrita e era difícil de remover da superfície em que era aplicada - uma característica valiosa para manutenção de registros oficiais.

Essa transição foi acelerada por uma demanda crescente por tinta para escrever, embora escrever fosse uma habilidade de poucos privilegiados. Antigos manuais domésticos indicam que a fabricação de tinta costumava ser uma das tarefas domésticas das mulheres.

As receitas também foram passadas de uma geração para a outra. Em contraste com esta abordagem individualizada está a formulação estrita da tinta usada na administração da empresa comercial do século XVII "de Verenigde Oost Indische Compagnie" (The Dutch United East Indies Company). A tinta de galha de ferro foi usada até o século XX, quando os corantes sintéticos foram desenvolvidos. É interessante notar que uma especificação oficial para tinta usada em documentos oficiais do governo alemão estava em uso até 1974.


História e Etimologia para fel

Inglês arcaico galle, voltando ao inglês antigo gealla, galla, voltando ao germânico * gallōn-, galla- (de onde o alto alemão antigo e o antigo saxão galla, Velho Nórdico fel), voltando ao indo-europeu * ǵholh3-n- (de onde, sem o sufixo, grego cholḗ & quotbile, ódio amargo, & quot chólos & quot ódio amargo, ira & quot Avestan zāra- & quotbile & quot), um derivado de * ǵhelh3- & quotverde, amarelo & quot - mais na entrada amarela 1

Nota: O sentido de & quot ousadia & quot atestado pela primeira vez nos EUA na segunda metade do século 19, é talvez de origem independente.

Inglês arcaico Gallen, em parte derivado de galle entrada da vesícula 4, em parte emprestada do francês médio galer & quot para arranhar, esfregar, montar um ataque, & quot derivado de vendaval & quotgallnut, callus, & quot emprestado do latim galla entrada da galha 3

Inglês arcaico galle, emprestado do anglo-francês, emprestado do latim galla & quotgallnut, oak apple, & quot of obscure origin

Nota: latim galla não pode ser semelhante à entrada de bílis 4 se este último de fato descender de Indo-Europeu * ǵholH-e, em qualquer caso, o significado básico de galla parece ser & quotexcrescência & quot em vez de & quotsore, praga & quot.

Inglês arcaico galle & quotsore na pele, mancha, maldade, estéril ou mancha úmida em um campo (em nomes), & quot provavelmente em parte remonta ao inglês antigo anglo * galla (Saxão ocidental gealla) & quotsore na pele de um cavalo, & quot em parte emprestado do baixo alemão médio galle & quotswelling em um lugar comum, blastodisco, estéril, & quot ambos os substantivos que remontam ao germânico * gallan- (de onde também nórdico antigo Galli & quotfalha, falha & quot), talvez voltando a uma base indo-européia * ǵholH-, de onde, do derivado * ǵholH-r-, Norueguês galder & quotwindgall, & quot irlandês antigo galar & quotdoença, dor & quot galês galar & quotluto, pesar & quot

Observação: talvez o lituano também esteja conectado žalà & quotharma, dano & quot (de * ǵholH-eh2), Hitita Kalar & quot coisa nefasta, demônio & quot (de * ǵholH-ro-), Old Church Slavic zulu & quotbad, evil & quot (de zero-grau * ǵhlH-o-) De acordo com uma hipótese mais antiga, as palavras germânicas são um empréstimo do latim galla & quotgallnut, oak apple & quot (ver entrada de fel 3), mas dada a ampla distribuição e gama de significados das palavras germânicas, isso parece improvável.


Gall - História

A história da Igreja Católica, da Escola e da Paróquia de St. Gall tem raízes profundas!


A história abaixo foi compilada a partir do atual livro de Dedicação do edifício da igreja, do livro comemorativo dos Servos do Sagrado Coração de Maria e do 90º aniversário de St. Gall e do livro de celebração do 100º aniversário de St. Gall. Muito obrigado à Sra. Janet Bohne e Sra. Lil Hoffman por sua ajuda com esta história.

No início da década de 1840, a área agora conhecida como Parque Gage foi originalmente ocupada por fazendeiros alemães. Embora décadas e séculos tenham visto uma mudança demográfica, Gage Park sempre se manteve predominantemente católico. Em 1865, o pequeno aglomerado de fazendas e cidades foi incorporado à cidade de Lake e foi oficialmente anexado a Chicago em 1889. Nessa época, as fazendas estavam sendo substituídas por cerca de 30 cabanas de madeira, embora não houvesse estradas pavimentadas ou sistema de transporte público .

No início da década de 1880, o vilarejo de Elsdon, a oeste do Parque Gage, estava centrado em torno da Grand Trunk Station na Fifty-First Street. As pessoas dependiam da Tiffany Car Shop para seu trabalho, e a pequena comunidade católica que vivia na área tornou-se uma missão e um ramo da Paróquia de Santa Inês na primavera de 1890.

Reverendo J.A. Hemlock deu missas em uma pequena casa localizada na 5151 S. St. Louis Ave. No outono de 1893, o Rev. Hemlock se aposentou devido a problemas de saúde e a paróquia de St. Agnes deu as boas-vindas ao Rev. A.J. Hitchcock. A "pequena missão" foi bem servida por esse padre.

Pouco depois que o Rev. Hitchcock assumiu o cargo na missão, a igreja foi transferida para um espaço maior na Avenida S. St. Louis, 5201. As missas eram realizadas em um grande salão no andar de cima, enquanto uma mercearia ocupava o primeiro andar. Devido ao baixo comparecimento à missa, a congregação católica se desfez. No início de 1894, o padre J.E. Le Sage de St. Joseph & # 39s e St. Anne & # 39s (ambos em Brighton Park) assumiu o controle da pequena missão. A igreja então se mudou para uma casa de madeira no canto nordeste da 52nd St. & amp Turner, agora conhecida como Christiana.

Nos cinco anos seguintes, a comunidade cresceu e a vila de Elsdon foi incorporada à cidade de Chicago, assim como Gage Park havia sido, e tornou-se necessário estabelecer uma igreja e paróquia permanentes, em vez de manter a "pequena missão". Em maio de 1899, o Padre Michael J. Sullivan foi nomeado o primeiro pároco da nova paróquia. O Padre Sullivan serviu a 132 paroquianos, os primeiros membros de St. Gall. Um paroquiano, John A. Walther, sugeriu que a nova igreja recebesse o nome do santo padroeiro de seu cantão natal na Suíça. Essa sugestão foi aceita pelo arcebispo Feehan de Chicago e, assim, St. Gall se tornou a mais nova paróquia no lado sudoeste de Chicago.

Um grande boom de construção estava ocorrendo quando o serviço de bondes elétricos foi estendido primeiro para a Western Avenue, depois para Kedzie. A partir de 1905, Western & amp Garfield Boulevards foram planejados e implantados, contribuindo muito para o desenvolvimento da indústria e das residências no bairro. Pouco depois disso, o bairro foi batizado em homenagem à família Gage, que possuía grande parte da propriedade na área. Entre 1910 e 1930, Gage Park teve o privilégio de se tornar o lar de uma parte do "cinturão de bangalôs". Essas casas e prédios de apartamentos distintos já abrigaram gerações de graduados em St. Gall e continuam a ser uma fonte de orgulho tanto no Gage Park quanto na cidade de Chicago. Graças ao boom da construção, St. Gall viu um grande crescimento de adultos e crianças, o que contribuiu muito para a construção de nossa escola.

Em 1908, após quase 10 anos de serviço ao povo de St. Gall, o Padre Sullivan foi transferido para a paróquia da Ressurreição. Na sua ausência, os padres agostinianos assumiram o comando da paróquia como missão da paróquia Santa Rita. Nesse momento, um prédio de igreja muito maior era necessário, e a igreja mudou novamente, desta vez para um quarto prédio na 54th & amp Millard. Este edifício acomodou mais de 500 paroquianos todos os domingos. A missa foi celebrada no novo prédio pela primeira vez em 1º de maio de 1910.

Foi nessa época que os paroquianos sentiram a necessidade de uma escola. Em setembro de 1910, as primeiras aulas foram ministradas na St. Gall School, localizada acima da igreja na 54th & amp Millard. As primeiras Irmãs a servir o povo e as crianças de St. Gall foram as Irmãs Dominicanas de Adrian, Michigan. A primeira escola foi dividida em duas turmas: primeira turma e segunda turma. A primeira turma era composta pela primeira, segunda, terceira e quarta séries, ministrada em uma sala por uma irmã, e a quinta, sexta, sétima e oitava séries eram ministradas em outra sala por outra irmã.

Durante os primeiros sete anos de existência da escola, os educadores da escola foram Irmã Adalbert, Irmã Helen Marie, Irmã Ann Genevieve, Irmã Mary Theresa, Irmã Mary Louis e Irmã Mary Wenceslaus. Essas freiras dividiam o convento com as Irmãs da paróquia de Santa Rita e viajavam todos os dias em um motor elétrico, conduzido pelo Sr. Art Foster, paroquiano de St. Gall.

Em 29 de outubro de 1916, o padre Fred P. Cannell foi nomeado pastor em St. Gall e o prédio da igreja na 54th & amp Millard foi abandonado para um local melhor na 55th com Kedzie. A escola continuou a se reunir no andar de cima do prédio na 54th & amp Millard.

Em 1920, havia mais de 13.000 residentes no Parque Gage, principalmente de origens boêmias e polonesas. Muitos desses residentes encontraram emprego na Chicago Union Stockyards. Em 1925, a comunidade era capaz de sustentar 3 cinemas, incluindo o Colony, que foi construído em 5824 S. Kedzie, e onde ainda se encontra hoje, embora não seja mais usado como um cinema.

Em 1922, Ben F. Bohac fundou a Talman Home Federal Savings and Loan, que originalmente ficava na esquina da 51st & amp Talman, e mais tarde foi transferida para a esquina da 55th com a Kedzie, do outro lado da rua de St. Gall. O banco e a Paróquia de St. Gall tiveram uma parceria de trabalho por muitos anos, que continua até hoje (embora o Talman tenha se fundido com o LaSalle / Bank of America).

Em 1923, os planos foram traçados para um novo prédio da escola e a escola foi concluída em 1924. A nova escola ficava na esquina da 55 com a Sawyer. As Irmãs Dominicanas permaneceram em Santa Rita e as Servas do Sagrado Coração de Maria se mudaram para cuidar da escola e servir ao povo de St. Gall. Em 22 de setembro de 1923, o novo prédio da escola foi inaugurado sob os cuidados de Madre Santa Inês, Irmã Mary Catherine, Irmã Filomena e Irmã Maria do Rosário. Aproximadamente 100 crianças foram cadastradas naquele primeiro dia.

As Irmãs mudaram-se para a Reitoria, e o Padre Cannell mudou-se com um paroquiano até que um convento pudesse ser construído. Enquanto os planos para uma nova igreja eram feitos, o porão da escola era usado para a missa semanal. Um pequeno convento foi construído em 5553 S. Sawyer e serviu às Irmãs por apenas alguns anos. Em 1926, a atual Reitoria foi construída para fornecer uma nova casa para os padres. Em junho de 1928, os planos foram traçados para uma nova igreja no porão da escola, à medida que a congregação aumentava para mais de 900 na missa a cada semana. Em 3 de fevereiro de 1929, a nova igreja no porão foi inaugurada.

No início de 1924, o padre Cannell renunciou devido a problemas de saúde. Seu substituto foi Monsenhor Hishen, que serviria a St. Gall por mais de 30 anos. Foi sob o comando de Mons. Hishen aquela paróquia de St. Gall viu o maior crescimento, tanto em número de paróquias quanto em desenvolvimento espiritual.

A escola também foi marcada por um grande crescimento e foi necessário construir um anexo à escola. Um segundo edifício de oito quartos foi acrescentado em 1935. Cinco desses quartos foram reservados e convertidos em alojamentos para as doze irmãs que ensinavam nos edifícios da escola. Também nessa época muitos clubes sociais foram criados pelos membros da paróquia. Ligas de boliche para homens e mulheres, uma sociedade dramática e um clube para paroquianos adolescentes foram fundados. A festa anual de cartas e dança foi realizada pela primeira vez nesta época. A festa anual foi a espinha dorsal social e financeira da freguesia durante muitos anos.

À medida que o número de matrículas nas escolas aumentava, as Irmãs descobriram que era necessário converter as cinco salas de aula do novo prédio em salas de aula e mudar para quartos mais privados. Isso daria às irmãs mais privacidade e também liberaria cinco salas de aula na escola. Em 1949, foi construído o atual convento.

Em 1949, a primeira banda escolar de St. Gall foi organizada sob o comando do Sr. Otto Nagl. Por muitos anos, a St. Gall Band foi uma das bandas escolares mais rivais do lado sul de Chicago e # 39, ao mesmo tempo que se orgulhava de ter mais de 100 membros e marchar em todos os desfiles locais, incluindo o desfile de Natal da 63rd Street. O Sr. Nagl serviu na St. Gall School como diretor de banda por quase 40 anos, e seu legado vive em nosso programa de música.

No início dos anos 1950, Monsenhor Hishen observou que a igreja do porão foi mais uma vez incapaz de receber as multidões que assistiam às missas todos os domingos. Missas estavam sendo realizadas no que hoje é o ginásio da escola e o Bingo Hall. Planos para uma & quot igreja de cima & quot ou instalação de nível de rua foram considerados, especialmente porque a igreja do porão inundaria durante o tempo chuvoso.

Os primeiros planos para a nova igreja previam uma superestrutura sobre a velha igreja para que a nova igreja pudesse ser construída sobre um alicerce existente. Um comitê de arrecadação de fundos foi formado e atendido por mais de 20 homens, incluindo o Sr. George Hoffman, cuja esposa Lil lecionou na 3ª série em St. Gall por mais de 30 anos.

Em 16 de outubro de 1955, Monsenhor Hishen inaugurou o terreno para a nova construção da igreja. A primeira missa celebrada na atual igreja na esquina da 55th com Kedzie foi a Vigília Pascal de 1957.

A capacidade do projeto original da igreja era de 1400 pessoas. Foi na época da construção da nova igreja que o atual "acréscimo médio" foi adicionado à escola. Esta adição do meio juntou os dois edifícios escolares situados a um quarteirão de distância entre Sawyer e Kedzie. Incluiu a adição de 4 novas salas de aula e uma biblioteca escolar.

Monsenhor Hishen desejava que o altar fosse o foco da nova igreja. Ele afirmou: & quotO altar deve ser o verdadeiro centro da igreja. & Quot Tendo esses pensamentos em mente, os desenhos da igreja original foram descartados e os arquitetos criaram um novo plano: um quarto de círculo, que encurtou a distância entre o banco mais distante e o altar , além do aumento da capacidade de assentamento, e mantém o altar como foco da igreja. O novo design também aproveitou da melhor forma o espaço existente na 55 com a Kedzie. A nova igreja foi formalmente dedicada em 13 de abril de 1958.

Quando Monsenhor Hishen se aposentou, ele continuou ativo na vida paroquial. O porão do convento foi remodelado e batizado com o nome de Centro para Idosos de Hishen em 1972. Essa sala serviu como o jardim de infância da paróquia por muitos anos e também foi o lar do nosso programa de Dia Prolongado. Atualmente é a base do grupo juvenil paroquial que se reúne semanalmente. Monsenhor Hishen faleceu em 25 de maio de 1973 aos 79 anos. Sua dedicação ao povo de St. Gall será sempre lembrada. O Centro Hishen continua sendo uma parte vital da paróquia de St. Gall. Além do grupo de jovens, é agora um ponto de encontro para as aulas de RICA, Educação Religiosa e Inglês como Segunda Língua.

Em setembro de 1989, os Servos do Sagrado Coração de Maria celebraram seu 100º aniversário em St. Gall, e St. Gall comemorou 90 anos no lado sudoeste. Eles também celebraram sua longa cooperação juntos. Essa missa foi celebrada com o povo pelo cardeal Joseph Bernadin, uma das figuras religiosas mais amadas de Chicago.

O Padre David P. Dowdle foi instalado no sétimo pastor de St. Gall & # 39s em 16 de outubro de 1992. Foi sob a orientação do Padre Dowdle & # 39s que o Ministério Hispânico começou a alcançar a crescente população hispânica de Gage Park. A primeira missa em espanhol foi celebrada em 12 de dezembro de 1996. Mais de 2.500 pessoas compareceram à missa. Foi nessa época que duas missas em espanhol foram acrescentadas ao rodízio de fim de semana para servir à crescente população hispânica.

Em 19 de novembro de 2000, a paróquia de St. Gall celebrou seu 100º aniversário. É um marco raro e a paróquia de St. Gall foi abençoada, pois continua a prosperar e a servir as necessidades da comunidade do Parque Gage. A participação semanal na missa continua a crescer e prosperar, e damos as boas-vindas a novas adições às famílias da nossa paróquia e escola. Somos abençoados por ter novos paroquianos tão dedicados, bem como paroquianos fiéis e amorosos que têm servido a St. Gall por décadas. É por causa do apoio deles que continuamos a ter sucesso

A matrícula escolar diminuiu e diminuiu ao longo dos anos devido ao aumento da população e ao fechamento de outras escolas locais. Quando o primeiro prédio escolar permanente foi inaugurado, St. Gall deu as boas-vindas a 100 crianças. Na época em que a nova igreja foi dedicada, as matrículas escolares eram de mais de 1.000. Quando a paróquia comemorou seu 75º aniversário em 1974, a matrícula era de 618 alunos. No ano de 2010, nosso cadastro foi de 231.

A partir de 2001, foram feitas obras na escola para melhorar o prédio e, assim, valorizar a educação que os alunos receberam. As janelas antigas foram substituídas por janelas que são eficientes em termos de calor e à prova de som. Nossa proximidade com o Aeroporto Midway é uma vantagem, mas nossas janelas à prova de som permitem que a educação continue sem a interrupção da poluição sonora do aeroporto.

Com a adição das janelas, novos sistemas de ar condicionado e aquecimento foram instalados em cada sala de aula. Ventiladores de teto também foram adicionados para evitar que os quartos fiquem muito quentes. As novas janelas também estão equipadas com saídas de emergência. Finalmente, balcões e armários novos foram adicionados a cada sala de aula. O Laboratório de Informática também foi atualizado em 2016 para oferecer aos nossos alunos as melhores oportunidades possíveis. Nosso laboratório atualmente abriga 35 estações de computador, um quadro branco interativo, um scanner de fotos / documentos, impressoras e servidores sem fio para toda a escola.

Na década de 1990, uma sala de aula foi convertida em um Laboratório de Ciências em funcionamento. Os alunos recebem experiência prática realizando experimentos em biologia, ciências da vida e química.

Conforme a demanda cresceu, um programa de pré-escola foi adicionado em meados da década de 1990 e o jardim de infância se tornou um programa de dia inteiro. Cada programa apresenta às crianças uma educação católica desde a mais tenra idade, e ambos os programas permitem que os alunos se tornem membros da família St. Gall desde o início.

O Padre Rene Mena foi empossado como o 10º pastor de St. Gall em 1º de julho de 2016. É a esperança que o ministério iniciado pelos anteriores pastores, irmãs, ministros e paroquianos continue nos próximos 100 anos.

Ao olharmos para o futuro, é a esperança e oração de todos os que trabalham e servem em St. Gall que a paróquia e a escola continuem a prosperar e a fazer a obra de Deus aqui na terra. Embora muitas gerações tenham vindo e ido de St. Gall, sabemos que, à medida que o povo de Deus se reunia, St. Gall é nosso lar.

1899-1908: Padre Michael Sullivan
1908-1916: Padre William Egan
1916-1934: Padre Fred Cannell
1934-1967: Monsenhor James Hishen
1967-1977: Padre Henry Troy
1977-1992: Padre Michael Adams
1992-1999: Padre David Dowdle
1999-2009: Padre John Dearhammer
2009-2016: Padre Gary Graf

2016-presente: Padre Rene Mena

Diretores da escola de St. Gall:


1924-1926: Madre Santa Inês Dionne
1926-1933: Madre Maria da Apresentação
1933-1939: Madre S. Domingos
1939-1945: Madre São João Batista
1945-1951: Madre Anita Marie
1951-1957: Irmã Mary Alice
1957-1960: Irmã Santa Inês
1960-1966: Irmã Louise Marie
1966-1972: Irmã Ruth Traman
1972-1975: Sr. Walter Hansen
1975-1979: Miss Carol Gliwa
1979-1986: Irmã Loretta Finn
1986-1989: Srta. LaVerne Schauer
1989-1997: Sr. Gary Campione
1997-2006: Irmã Erica Jordan
2006-2007: Sra. Maria Hawk
2007-2011: Sra. Marilyn Baran
2011-2015: Sra. Janie Flores


Gall - História

Franz Joseph Gall nasceu na aldeia suábia de Tiefenbronn, perto de Pforzheim, que mais tarde foi no Grand-Dutchy alemão de Baden, o sexto de dez filhos de pais mercadores católicos romanos. Embora originalmente destinado ao sacerdócio, e primeiro educado por seu tio sacerdote, Gall estudou medicina na cidade francesa de Estrasburgo em 1777. Lá Gall foi apresentado à anatomia comparada de Johann Hermann (1738-1800), que ensinou que havia um fim relação entre o homem e os macacos. Em 1781, Gall continuou seus estudos médicos em Viena, onde ficou mais impressionado com seu professor, o conhecido médico Maximilian Stoll (1742-1787). Stoll enfatizou a coleção de muitos fatos empíricos da observação clínica antes de tirar conclusões gerais, um tema que se tornaria permanentemente parte da prática e retórica de Gall. Gall recebeu o doutorado em medicina em 1785 e se tornou um médico particular bem-sucedido e bem relacionado em Viena. Ele se casou pela primeira vez em 1790. Gall era muito orgulhoso e independente, ele até rejeitou uma oferta em 1794 para se tornar o médico pessoal do imperador Franz II - apenas para preservar sua independência. O caráter de Gall não era o ingrediente menos importante na formação de seu sistema. Suas três paixões principais eram, como escreve Ackerknecht: & quotscience, gardening, and women. & Quot

Por volta de 1792-3, Gall estava convencido de que havia descoberto regiões localizadas do córtex cerebral onde residiam as faculdades universais inatas. Gall chamou essas regiões de "órgãos", um termo então comum em Viena para módulos cerebrais localizados. As faculdades particulares de psicologia e organologia de Gall refletem os casos no asilo e nas prisões locais a partir dos quais ele fez muitas de suas primeiras generalizações, viz. Mord / W & uumlrgsinn (faculdade de homicídio) e Diebsinn (faculdade de furto) e de peculiaridades em seus próprios pacientes.

Gall começou a coletar crânios de humanos e animais e moldes de cera de cérebros por volta de 1792, a fim de estudar o desenvolvimento dos contornos cranianos com os comportamentos característicos associados a uma espécie de animal, ou a um general ou ladrão bem conhecido. Sua coleção de crânios, assim como moldes de gesso de cabeças e crânios, tornou-se tão extensa, e sua energia para coletá-los tão notável que ele se tornou uma celebridade local. Em 1802, a coleção consistia em 300 crânios humanos e 120 moldes de gesso.

Gall chamou seu novo sistema de & quotorganologia & quot e & quotSch & aumldellehre& quot (doutrina do crânio) e mais tarde simplesmente & quotthe fisiologia do cérebro & quot. Gall é justificadamente lembrado como um anatomista cerebral altamente inovador. Embora não tivesse qualificações anatômicas formais, Gall fez do córtex cerebral (as finas camadas externas cinza do cérebro, em alemão são chamadas de "casca" do cérebro) o centro das atenções no lugar dos ventrículos. Desde Galeno (129-199), os ventrículos eram tratados como as partes mais importantes do cérebro e o córtex era considerado apenas uma camada protetora.

Mesmo em 1796, o mesmo ano em que Gall começou a dar aulas sobre seu sistema, o altamente respeitado anatomista alemão Samuel Thomas Soemmerring (1755-1830) publicou seu & Uumlber das Organ der Seele (No Órgão da Alma) Na segunda parte, Soemmerring tentou localizar o sensório comuna (ou & quotthe soul & quot) no fluido espinhal cerebral intraventricular. Como a teoria de Descartes de que a alma agia por meio da glândula pineal, a ideia de Soemmerring nunca foi muito bem recebida. Enquanto seu contemporâneo imaginava um locus para a influência de uma alma, Gall ensinou que os fenômenos psicológicos ocorrem em regiões específicas do córtex cerebral, enquanto a alma e a mente eram ignoradas. Gall descreveu o sistema nervoso como composto de uma infinidade de centros nervosos independentes. Sua atribuição de funções psicológicas específicas a regiões indiferenciadas do córtex e do cerebelo é o ponto de partida moderno para a localização cerebral. Although having been independently postulated many times in the past, localization has been continuously applied and modified ever since Gall, and he is now seen as the founder of cerebral localization.

Gall developed an innovative method for dissecting the brain which revealed the developmental relationships between its parts. Instead of slicing into the entire brain from above as other anatomists of the time, Gall dissected from below, following the medulla oblongata (the brain stem) upwards into the brain, tracing out the fanning fibres which reach into all corners of the brain. Gall claimed to have discovered that the nerves flowed not to a centre, but outwards in all directions, and hence there was no central control centre but instead diffuse and localized modules throughout the surface of the brain. Gall described the brain as the continuation of the spinal cord and claimed to have discovered that the brain is made of "bundles of threads" rather than a pudding-like substance. His claims to be able to be able to separate these fibres were highly controversial- partly for the reason that it appeared to refute any possibility for a single centre of control. Gall appears to have been the first anatomist to have paid close attention to the windings of the cerebrum (the gyri) which had hitherto been ignored and inaccurately represented as arbitrary.

With his ideas of localization, Gall was the first person to create a theory of localized mental illness. For Gall, mental illness era brain illness. Gall spoke for a more gentle handling of the insane wherever he went. In addition, Gall was the first to push the distinction between criminal responsibility and crime as the result of somatic defects. Gall reacted strongly against what he perceived as the French sensualist philosopher Claude-Adrien Helvétius' (1715-1771) extreme belief in learning to the exclusion of congenital abilities. Gall emphasized the opposite and was therefore often accused of fatalism and determinism. In one sense Gall's efforts were in effect a drive to displace an existing vocabulary for discussing psychological behaviour with his own.

Gall's system first appeared in print in December 1798 when one of his letters was published in the main literary journal of the Holy Roman Empire, Der neue Teutsche Merkur, edited by the poet Christoph Martin Wieland. Wieland included a note with the letter assuring his readers that all would find Gall's system of importance, as Dr. Gall was a special and uniquely qualified authority. Indeed, Gall was believed for many years to posses a unique authority partly from his emphasis on his many observations in the Viennese medical institutions and because of his rhetoric of relying on Nature to bring him to conclusions. During phrenology's later career, the claim that the system was founded on untold numbers of observations never faded, though time and place were forgotten.

An unexpected event changed Gall's system from a Viennese curiosity to an international subject. For six years Gall gave public lectures on his system in his home during which time three German pamphlets were published on the subject of Gall's system by 1801 and there was a single mentioning of him in a British periodical. Gall planned to publish a large multi-volume work on his system entitled Lehre über die Verrichtungen des Hirns, und über die Möglichkeit, die Anlagen mehrerer Geistes- und Gemuthseigenschaften aus dem Bau des Kopfes, und des Schedels des Menschen und der Thiere zu erkennen (Doctrine of the Functions of the Brain, and the possibility of recognizing the tendency of several properties of mind from the structure of the heads and skulls of humans and animals) Before his work could be published Gall's lectures were banned by the emperor Franz II in December 1801. The text of the decree provides several reasons for the ban: the enthusiasm with which Gall's system is discussed, that some might get carried away, the attendance of ladies, and that perhaps the system might lead to materialism and thereby go against the "the first principles of morality and religion". The ban also proscribed any publication of Gall's system.

On 6 March 1805, Gall, then forty-seven, the twenty-nine year old Spurzheim as Gall's famulus and dissectionist, Gall's servant, his wax modeller, two monkeys, and the greater portion of Gall's collection of skulls and casts left for Berlin on what Gall intended to be a journey of some months duration.

Sketch of Gall lecturing in Berlin in 1805.

(Do you recognize others in this sketch? Please contact me if you do.)

Gall and his craniological system soon became an international sensation. From Berlin Gall received invitations to lecture in further cities, universities and courts throughout Europe causing him to continually extend his tour. Gall and his motley company eventually travelled to more than fifty cities throughout Germany, Denmark, The Netherlands, Switzerland, and France- all the while steering clear of the battles of the Napoleonic wars. (see map of the tour) With very few exceptions, Gall was a great success everywhere he went. Lecturing to most of the crowned heads of Europe, in all the major universities in Germany as well as before science societies, as in Kiel, or in posh hotels, Gall covered a large expanse of social as well as geographic territory. Gall's success may not have been due solely to his own style and system, but to the allegiances and interests of his audiences.

The Edinburgh Medical and Surgical Journal, March, 1806 reported:

The craniology of Dr. Gall was the favourite topic of the German literati during the summer of 1805 at almost every university and capital of the Northern Provinces of Germany . . . In the beginning of last spring the doctor set out for Berlin, and lodged in the house of his intimate friend, Mr. Kotzebue. He there met with universal acceptance. The King, the Queen, princes and princesses, interested themselves so much in his discoveries that he obtained an invitation to go through a course of lectures in presence of the Royal Family, during which the Queen inspected the dissection of a human brain, while the doctor demonstrated the whole series of his astonishing discoveries. A rancorous attack was now commenced against his theory by Dr. WALTER, leading anatomist in Berlin, but it failed of the intended effect, every person being convinced that he was dictated by envy. On the opposite side, the justly renowned Dr. HUFELAND, first physician to the King, almost all the faculty, as well as others professed their full assent, and several interesting tracts were published, in which ample justice was done to the theory . Dr. Gall visited the houses of correction and prisons in Berlin and Spandau, and gave the most convincing proofs of his ability to discover, at first sight, such malefactors, thieves, and men of particular talents as were amongst the convicts and prisoners. At Torgau, where he also visited a house of correction, Professor BÖTIGER accompanied him, who afterwards published Gall's observations, an abstract of which is given in this article.

Johann Gottlieb Walter (1734-1818) in his etwas über Hn. Dr. Gall's Hirnschädel-Lehre Dem Berliner Publikum mitgetheilt. (Berlin, 1803, 1805) wrote of the fears that Gall's system was a dangerous form of determinism or fatalism:

With great ease Gall differentiated the more distinguished thieves from those less dangerous, and in every case gave a description which tallied with the record of the trial of the prisoner. ".'he disposition to thieving was most marked in the prisoner Columbus, and amongst the youths in the head of little with reference to whom Gall advised that he should be kept in prison for life, as he will never be anything else than a "good-for-nothing." In both cases the acts of the trial showed an abnormally active disposition to thieving. What man of feeling, for morality and religion will be able to read this without amazement? A fanatic advised the perpetual internment of a child, which has stolen once and is supposed to have an imaginary organ of thieving. Mankind must revolt when it hears that a preacher of fatalistic theories promulgates teaching which would be abhorred even by the most savage people without morals and religion. And shall nations accept them who believe in Christ and revere His preaching of charity? And we fill the pockets of such a man and engrave medals in his honour: It is lucky for Berlin that Dr. Gall held his Fatalism Sermon in the presence of intelligent and just judges in any other place it might have had dangerous consequences.

After meeting some of the most prestigious learned men of Europe, Gall arrived in Paris in October 1807 where he received the most enthusiastic and perhaps also the most profitable reception so far. The presence of the quasi materialist ideologues in Paris made Gall feel quite at home. Although originally intending to continue his tour, Gall made Paris and its environs his home until his death in 1828. See my bibliography of Gall's works.


Treatment for gallstones

Specific treatment for gallstones will be determined by your health care provider based on:

Your age, overall health, and medical history

Your tolerance of specific medicines, procedures, or therapies

Expectations for the course of the condition

Your opinion or preference

If the gallstones cause no symptoms, treatment is usually not necessary. However, if pain persists, treatment may include:

Gallbladder removal (cholecystectomy). Once removed, the bile flows directly from the liver to the small intestine. Side effects of this may include diarrhea because the bile is no longer stored in the gallbladder.

Oral dissolution therapy. Drugs made from bile acid are used to dissolve the stones.

Methyl-tert-butyl ether. A solution injected into the gallbladder to dissolve stones.

Extracorporeal shockwave lithotripsy (ESWL). A procedure that uses shock waves to break stones up into tiny pieces that can pass through the bile ducts without causing blockages.

Contact dissolution therapy. An experimental procedure that involves injecting a drug directly into the gallbladder to dissolve the stones.


História

Saint Gall, an Irish monk, erected a hermitage which eventually became the monastery. After the death of Saint Gall in 646, Othmar was appointed by Charles Martel as the custodian of Gall’s relics. It was during the rule of Pepin the Short that Othmar founded the Abbey of St. Gall, where literature and science flourished. The abbey developed further, and many noblemen from Alemanni became monks. During the rule of Abbot Waldo of Reichenau, copying of manuscripts began which eventually paved the way for a library.

The Era of Prosperity (The Golden Age)

In the 9th century, the abbey ran into conflict with the Bishopric of Constance. It was in 813 when Emperor Louis the Pious confirmed imperial immediacy of the abbey that the dispute stopped. The abbey was transformed into an Imperial Abbey and King Louis the German confirmed its immunity in 833.

The abbey flourished from this time till the 10th century. Many famous scholars that include Notker of Liège, Notker Labeo, Notker the Stammerer and Hartker were associated with the abbey. The library got expanded during the 9th century. The abbey purchased manuscripts on various topics and copies were made. More than 400 manuscripts are preserved and can be found in the library today.

The Cultural Silver Age

Between 924 and 933 the abbey was threatened by the Magyars resulting in the removal of books to Reichenau. Among these, many were not returned to the library. In 937, the abbey was damaged by fire though the library survived.

Princely Abbey

The abbey turned into a Princely Abbey when Abbot Ulrich von Sax was crowned as a Prince of the Holy Roman Empire by King Philip of Swabia in 1207. The abbey started getting involved in local politics which resulted in its decline.

In 1524, the town of St. Gallen embraced the Reformation while the abbey remained Catholic, which resulted in disharmony between the town and the abbey.

The abbey was raided by the Calvinist groups in the 16th century, and many old books got scattered. Abbot Diethelm started the restoration which prevented the decline. The library was expanded too. A final attempt was made to expand the abbey which resulted in the demolition of most of the medieval monasteries. The new edifice including the cathedral was designed by architect Peter Thumb. The construction in late Baroque style took place between 1755 and 1768.

Abbey of Saint Gall Floor Plan Abbey of Saint Gall Abbey Library of Saint Gall
Abbey of Saint Gall Cathedral Interior Abbey of Saint Gall Church Abbey of Saint Gall Images
Abbey of Saint Gall in Front Abbey of Saint Gall Inside Abbey of Saint Gall Pictures
Inside of Abbey Princely Abbey Saint Gall Abbey District

What are the most common gallbladder problems?

Most people do not pay much attention to their gallbladder until it starts causing trouble. However, when there is a problem, it can be quite painful and require immediate action.

The gallbladder is a 4-inch-long, pear-shaped organ found under the liver in the upper right region of the abdomen. It stores bile, a compound produced by the liver to digest fat, and helps the body absorb fat-soluble vitamins and nutrients.

In a healthy gallbladder, this process happens painlessly. However, when blockage occurs in the gallbladder, or it stops functioning correctly, considerable pain and discomfort can occur.

In this article, we look at the function of the gallbladder, some common gallbladder problems and their symptoms, treatment options, and the long-term outlook.

Share on Pinterest The gallbladder is found just below the liver. Its job is to store bile used to digest fat.

Some common gallbladder problems include:

Gallstones, or cholelithiasis

Gallstones are solid masses of cholesterol or pigment that can be different sizes.

They occur when high levels of fat and bile cause crystals to form. These crystals may combine over time and expand into stones.

Stones can be as small as a grain of sand or as large as a golf ball and may or may not cause symptoms.

Common bile duct stones, or choledocholithiasis

Small tubes transport bile from the gallbladder and deposit it in the common bile duct. From there, it is moved to the small intestine. Sometimes, gallstones can lodge or form in the common bile duct.

Most often, these stones begin their life in the gallbladder and migrate to the common bile duct. This is a secondary stone or a secondary common bile duct stone.

If the stone forms within the duct itself, it is a primary stone, or primary common bile duct stone. These are less common but are more likely to cause an infection than secondary stones.

Gallbladder cancer

Gallbladder cancer is very rare, affecting less than 4,000 Americans per year but if it does occur, it can spread to other parts of the body.

Risk factors include gallstones, porcelain gallbladder (described below), female gender, obesity, and older age.

Inflamed gallbladder, cholecystitis

Acute or sudden cholecystitis occurs when bile can’t leave the gallbladder. This commonly happens when a gallstone obstructs the tube that bile uses to travel into and out of the gallbladder.

Chronic cholecystitis occurs if there are recurrent acute attacks.

When the bile duct is blocked, bile builds up. The excess bile irritates the gallbladder, leading to swelling and infection. Over time, the gallbladder is damaged, and it can no longer function fully.

Perforated gallbladder

If gallstones are left untreated, they can lead to a perforated gallbladder – in other words, a hole in the wall of the organ can develop. Perforation also occurs as a complication of acute cholecystitis.

This breach in the gallbladder’s wall can allow leakage of infection into other parts of the body causing a severe, widespread infection.

Common bile duct infection

If the common bile duct becomes blocked, it can lead to an infection. This can be treated if it is caught early however, if it is missed, it can spread and develop into a severe, life-threatening infection.

Dysfunctional gallbladder or chronic gallbladder disease

Repeated episodes of gallstone attacks or cholecystitis may damage the gallbladder permanently. This can lead to a rigid, scarred gallbladder.

In this case, symptoms can be hard to pinpoint. They include abdominal fullness, indigestion, and increased gas and diarrhea.

Gallstone ileus

Gallstone ileus is rare but can be fatal. It occurs when a gallstone migrates to the intestine and blocks it. Often, emergency surgery is needed to clear the blockage.

Gallbladder abscess

Sometimes, a patient with gallstones will also develop pus in the gallbladder this is called empyema. The condition can produce severe pain in the abdomen. It can be life-threatening if it is not treated.

Individuals with diabetes, reduced immune system, and obesity have an increased risk of developing this complication.

Porcelain (calcified) gallbladder

Porcelain gallbladder is a condition where, over time, the muscular walls of the gallbladder develop a buildup of calcium. This makes them stiff, limiting the gallbladder’s function and increasing the risk of gallbladder cancer.

The word “porcelain” is used because the organ becomes bluish and brittle.

Gallbladder polyps

Polyps are a type of growth that is typically benign (noncancerous). Smaller gallbladder polyps often do not cause any problems and rarely produce any symptoms. Larger polyps may need to be removed.

Symptoms of gallbladder problems include:

  • Pain in the mid- or upper-right section of the abdomen: Most of the time, gallbladder pain comes and goes. However, pain from gallbladder problems ranges from mild and irregular to very severe, frequent pain. Gallbladder pain often causes pain in the chest and back.
  • Nausea or vomiting: Any gallbladder problem may cause nausea or vomiting. Long-term gallbladder diseases and disorders may lead to long-standing digestive problems that cause frequent nausea.
  • Fever or shaking chill: This signals an infection in the body. Alongside other gallbladder symptoms, fever and chills may point to a gallbladder problem or infection.
  • Changes in bowel movements: Gallbladder problems often cause changes in bowel habits. Frequent, unexplained diarrhea can signal a chronic gallbladder disease. Light-colored or chalky stools may point to a problem with the bile ducts.
  • Changes in urine: Patients suffering from gallbladder issues may notice darker than normal urine. Dark urine may indicate a bile duct block.
  • Jaundice Yellowing of the skin occurs when liver bile does not successfully reach the intestines. This normally happens due to a problem with the liver or due to a blockage in the bile ducts caused by gallstones.

When to see a doctor

Anyone with gallbladder symptoms should seek medical attention. Mild, intermittent pain that goes away on its own does not need immediate attention. However, patients with this type of pain should make an appointment with their doctor to be examined further.

If the symptoms are more severe and include the following, a patient should be seen immediately:

  • upper-right quadrant pain that does not go away within 5 hours
  • fever, nausea, or vomiting
  • changes in bowel movement and urination

This combination of symptoms can indicate a serious infection or inflammation that needs immediate treatment.


France Gall

Although best known as the perky teenager who won the 1965 Eurovision Song Contest with the Serge Gainsbourg-penned "Poupée de Cire, Poupée de Son," that entry only marked the beginning of a long and fruitful career for French pop singer France Gall. One of the original yé-yé girls, she stood alongside other singers including Sylvie Vartan, Françoise Hardy, and Chantal Goya, in bringing the nascent pop style to the charts it was called "yé-yé" as a nod to British Invasion bands and their "yeah-yeah" refrains. Gall also scored another, far more controversial hit with Gainsbourg's "Les Sucettes, which translates to "Lollipops." It was packed with obvious double-entendres that the singer claimed not to know existed. The blatant sexuality, coupled with the naive innocence of the teenage singer, marked her career in the annals of pop history. She had a lengthy and more varied career, releasing consistently solid records for another three decades, including 1973's self-titled offering, Débranche! in 1984, 1992's Double Jeu (with husband Michel Berger shortly before his death that year), and finally, France, in 1996 (its songs were all composed by Berger). Although she was known as a cult figure in the rest of the world, in her native country, Gall remained a major star and beloved cultural figure until her death in 2018 at age 70.

Born Isabelle Geneviève Marie Anne Gall in Paris on October 9, 1947, she was the daughter of French performer and producer Roger Gall, who had written songs for Édith Piaf and Charles Aznavour and singer Cécile Berthier. At age 15 in 1962, Gall was encouraged by her father to record some songs and send the professionally cut demos to music publisher Denis Bourgeois, who signed her to the Philips label immediately. The four-track EP Ne Sois Pas Si Bete (the standard in French pop music release format at the time) was an enormous hit, selling over 200,000 copies in France thanks both to the irresistible title track and the absolutely stunning cover photo. Gall released a series of similarly successful pop hits for the next several years, peaking with winning the Eurovision Song Contest in 1965. Though many dismissed Gall as merely a Francophone Lesley Gore making fluffy and ultra-commercial pop songs with little substance, her hits from the era have endured the test of time. Her only real peer was Françoise Hardy, who was also making consistently fine records during this era. Although Gall's high, breathy voice was admittedly somewhat limited, she made the most of it. Even deliberately trite hits such as "Sacre Charlemagne," a duet with a pair of puppets from a popular children's show on French TV, have an infectious charm. More substantive tunes, such as the sultry jazz-tinged ballad "Pense a Moi" and the brilliant rocker "Laisse Tomber les Filles," are easily as good as any pop single produced in the U.S. or Great Britain at the time.

In 1966, Gall's public persona shifted into a more mature phase, both musically and personally. The change came with that year's controversial hit "Les Sucettes." Though on the surface the Serge Gainsbourg-penned tune was a pretty little song about a young girl and her lollipop, the unmistakable subtext of the sly lyrics meant that the not-yet-18-year-old Gall was singing approvingly (and, she later claimed, completely unknowingly) about oral sex (that said, she refused to lick a lollipop for an appearance on national French television. Les Sucettes and its follow-up, Baby Pop, are among Gall's finest recorded moments they are more musically sophisticated and varied than her early hits, yet remain just as catchy. The psychedelic era found Gall, under Gainsbourg's tutelage, singing increasingly strange songs, like "Teenie Weenie Boppie" (a bizarre tune about a deadly LSD trip that somehow involves Mick Jagger) set to some of Gainsbourg's most out-there arrangements. The excellent 1968 is Gall's best album from the period, with "Teenie Weenie Boppie," the trippy "Nefertiti," and the slinky, jazzy "Bebe Requin."

Like other stars of the '60s yé-yé scene, Gall's career took a downturn in the early '70s. No longer a teenager, but without a new persona to redefine herself (and without the help of Gainsbourg, whose time was taken by his own albums and those of his wife Jane Birkin's), Gall floundered both commercially and artistically. At the end of 1968 (the year of the historic strike and other major cultural upheavals in France), at the age 21, Gall separated from Denis Bourgeois upon the expiration of her contract with Philips. She moved to a new record label, La Compagnie, in 1969, with which her father had signed a contract. She issued two covers: one Italian ("L'Orage/La Pioggia"), the other British ("The Storm"). Marginally successful, she also released "Les Années Folles," penned by Barbara Ruskin. Further singles including "Des Gens Bien Elevés," "La Manille et la Tévolution," "Zozoï," and "Éléphants" were largely ignored by radio and the record-buying public. La Compagnie went bankrupt within three years of its creation.

Gall regularly recorded in Germany between 1966 and 1972, in particular with composer and orchestrator Werner Müller. She had a successful run in West Germany with songs penned by Horst Buchholz and Giorgio Moroder, including "Love, l'Amour und Liebe" (1967), "Hippie, Hippie" (1968), "Ich Liebe Dich, so Wie Du Bist" ("I Love You the Way You Are"), and "Mein Herz Kann Man Nicht Kaufen" ("My Heart Is Not for Sale") (1970). She had other hits in Germany as well that were far more mainstream but less popular on the charts.

The early '70s were rough for Gall's career. Although she was the first artist to be recorded in France for Atlantic Records in 1971, her subsequent singles, "C'est Cela L'Amour" (1971) and "Chasse Neige" (1971), failed to chart. In 1972, Gall recorded her final songs by Gainsbourg with "Frankenstein" and "Les Petits Ballons," but these too failed commercially. The results of her collaboration with Jean-Michel Rivat as artistic director, "La Quatrieme Chose" (1972), "Par Plaisir," and "Plus Haut Que Moi" (1973) also failed to meet marketplace expectations.

In 1973, Gall heard singer/songwriter Michel Berger's single "Attends-Moi." She became obsessed with the track and with the consistent quality of Berger's work. After meeting him through a radio broadcast she asked if he would consider collaborating with her and offer his opinion on some songs her producer wanted her to record. Berger was visibly disconcerted by their lack of quality, but assented to the collaboration without reservation, given the professional acumen displayed in her singing.

Six months later, in 1974, after recording vocals for Berger's song "Mon Fils Rira du Rock 'n' Roll," Gall's publisher formally asked him to write for her. (She'd already made her mind up that he was the only songwriter she would work with.) In 1974, "La Déclaration D'Amour" was the first in a long line of hits that marked a turning point in Gall's career, cementing the partnership between herself and Berger. The two fell in love and married in June of 1976. Afterwards, Gall sang Berger's songs exclusively until his death. Berger took over managing his wife's entire career with 1975's France Gall, the album that re-established her popularity across Europe. Berger's middle-of-the-road soft rock writing style was quite slick and commercial Gall added her authority to his songs and as a result, she became a more technically adept singer. In 1978, Berger encouraged her to take on musical theater. She trod the boards at the Théâtre des Champs-Élysées (where she had auditioned some 15 years earlier) and starred in the show Made in France. Its most novel aspect was that, save for the Brazilian drag act Les Étoiles, the entire orchestra, choir, and dance troupe were comprised exclusively of female members. In 1979, Gall starred in the cast of the rock opera Starmania its music was composed by Berger and the story was penned by Québécois author Luc Plamondon. The show played for a month at Palais des Congrès de Paris (an atypical positive response for Paris). In 1982, Gall rehearsed there to present Tout Pour la Musique, an innovative show marked by its use of electronic music.

During the remainder of the '80s, the authority and quality of her singing continued to surprise and impress both critics and fans. Three of her albums -- Débranche! (1984), Babacar (1987), and the live Tour de France (1988) -- were major chart successes, and they remain enduring testaments to her mature artistry.

The '90s were a horrible decade for Gall personally. In 1992, Berger died suddenly of a heart attack at age 46. A year later, Gall was diagnosed with and treated for breast cancer. She announced her retirement after Berger's death to look after the pair's two children, then reconsidered and resumed her career with 1996's France, a tender tribute to her partner and mentor. A new generation began discovering her work when Heavenly covered her Serge Gainsbourg-penned hit "Nous Ne Sommes Pas des Anges" on Operation Heavenly. The following year, however, tragedy returned: Gall's and Berger's daughter Pauline died of cystic fibrosis at the age of 19. She recorded the single "Resiste" in 1997 but seldom appeared in public after Pauline's death. She did, however, remain active in charity work.

In 2001, the career documentary France Gall par France Gall was broadcast on French national television and watched by millions. In 2007, Gall staged and appeared in the France 2 documentary Tous Pour la Musique, to mark the 15th anniversary of Berger's death. 2004 saw the release of two Berger-penned singles," La Seule Chose Qui Compte" and "Une Femme Tu Sais," marking her final studio recordings.

Gall died at the American Hospital of Paris in Neuilly-sur-Seine on January 7 of 2018 due to an infection contracted during treatment for an undisclosed form of cancer. Two years later, Jack White's Third Man Records reissued her three most popular albums of the '60s: Poupée de Cire, Poupée de Son, Baby Pop, and 1968. To promote them, the label hosted dance parties in Detroit, Nashville, Los Angeles, New York, and Montreal.


Gall - History

(1) Heb. mererah, meaning "bitterness" ( Job 16:13 ) i.e., the bile secreted in the liver. This word is also used of the poison of asps ( 20:14 ), and of the vitals, the seat of life (25).

These dictionary topics are from
M.G. Easton M.A., D.D., Illustrated Bible Dictionary, Third Edition,
published by Thomas Nelson, 1897. Public Domain, copy freely. [N] indicates this entry was also found in Nave's Topical Bible
[S] indicates this entry was also found in Smith's Bible Dictionary
Bibliography Information

Easton, Matthew George. "Entry for Gall". "Easton's Bible Dictionary". .

  1. Mereerah , denoting "that which is bitter" hence the term is applied to the "bile" or "gall" (the fluid secreted by the liver), from its intense bitterness, ( Job 16:13 20:25 ) it is also used of the "poison" of serpents, ( Job 20:14 ) which the ancients erroneously believed was their gall.
  2. Rosh , generally translated "gall" in the English Bible, is in ( Hosea 10:4 ) rendered "hemlock:" in ( 32:33 ) and Job 20:16 rosh denotes the "poison" or "venom" of serpents. From ( 29:18 ) and Lame 3:19 compared with Hose 10:4 it is evident that the Hebrew term denotes some bitter and perhaps poisonous plant. Other writers have supposed, and with some reason, from ( 32:32 ) that some berry-bearing plant must be intended. Gesenius understands poppies in which case the gall mingled with the wine offered to our Lord at his crucifixion, and refused by him, would be an anaesthetic, and tend to diminish the sense of suffering. Dr. Richardson, "Ten Lectures on Alcohol," p. 23, thinks these drinks were given to the crucified to diminish the suffering through their intoxicating effects.

Smith, William, Dr. "Entry for 'Gall'". "Smith's Bible Dictionary". . 1901.

(1) ro'sh, or rosh (Deuteronomy 32:32 only, "grapes of gall"):

Some very bitter plant, the bitterness as in (2) being associated with the idea of poison. Deuteronomy 29:18 margin "rosh, a poisonpus herb" Lamentations 3:5,19 Jeremiah 8:14 9:15 23:15, "water of gall," margin "poison" Hosea 10:4, translated "hemlock" Amos 6:12, "Ye have turned justice into gall" Job 20:16, the "poison of asps":

here rosh clearly refers to a different substance from the other references, the points in common being bitterness and poisonous properties. Hemlock (Conium maculatum), colocynth (Citrullus colocynthus) and the poppy (Papaver somniferum) have all been suggested as the original rosh, the last having most support, but in most references the word may represent any bitter poisonous substance. Rosh is associated with la`anah, "wormwood" (Deuteronomy 29:18 Lamentations 3:19 Amos 6:12).

(2) mererah (Job 16:13), and merorah (Job 20:14,25), both derived from a root meaning "to be bitter," are applied to the human gall or "bile," but like (1), merorah is once applied to the venom of serpents (Job 20:14). The poison of these animals was supposed to reside in their bile.

(3) chole (Matthew 27:34), "They gave him wine to drink mingled with gall" this is clearly a reference to the Septuagint version of Psalms 69:21:

"They gave me also gall (chole, Hebrew rosh) for my food and in my thirst they gave me vinegar to drink." In Mark 15:23, it says, "wine mingled with myrrh." It is well known that the Romans gave wine with frankincense to criminals before their execution to alleviate their sufferings here the chole or bitter substance used was myrrh (Pliny Ep. xx.18 Sen. Ep. 83).


Assista o vídeo: Laparoscopic Surgery for Gall Stone Disease (Janeiro 2022).