Povos, Nações, Eventos

Volkischer Beobachter

Volkischer Beobachter

'Vőlkischer Beobachter' foi o principal jornal oficial do Partido Nazista. O objetivo principal de 'Vőlkischer Beobachter' era espalhar a palavra do nazismo e imprimir os requisitos de propaganda de Joseph Goebbels, o ministro responsável pela propaganda. A produção de 'Vőlkischer Beobachter' terminou quando a Alemanha nazista entrou em colapso em maio de 1945.

'Vőlkischer Beobachter' traduzido como 'Observador do Povo'. Não era originalmente um jornal nazista, pois havia iniciado sua vida editorial "antes da Primeira Guerra Mundial, quando era o" Műnchener Beobachter "(Observador de Munique) e concentrado não tanto em notícias, mas em fofocas e fofocas.

Após a Primeira Guerra Mundial, o 'Műnchener Beobachter' tornou-se o 'Vőlkischer Beobachter', e foi impresso duas vezes por semana. Tornou-se um jornal anti-semita virulento e em 10 de marçoº Em 1920, sua manchete de primeira página era 'Limpe os judeus de uma vez por todas' e a matéria principal escreveu sobre uma 'solução final' para os judeus alguns anos antes de Hitler. Afirmou que o governo deveria "varrer os vermes judeus com uma vassoura de ferro".

No entanto, em 1920, o jornal estava em péssimo estado financeiro e foi comprado por membros do Partido dos Trabalhadores Alemães, um dos quais era Ernst Rőhm. O partido levantou as 60.000 marcos necessários para comprar o jornal, convencendo o general Xaver Ritter von Epp, comandante de Rőhm no Reichswehr, a receber o dinheiro de seus amigos e conhecidos ricos. Mais tarde, havia rumores de que Epp poderia muito bem ter recebido parte do dinheiro dos fundos do exército.

Em 1921, Hitler assumiu o comando de 'Vőlkischer Beobachter' quando se tornou chefe do recém-nomeado NSDAP.

Seu primeiro editor, sob o comando de Hitler, foi Alfred Rosenberg, que de 1921 a 1926 foi um dos poucos que trabalhou no jornal, pois os salários pagos a qualquer jornalista eram tão pobres que mal podiam ser vividos.

O trabalho de Rosenberg aumentou muito quando Hitler decidiu que 'Vőlkischer Beobachter' deveria se tornar um jornal diário. Rosenberg encheu o jornal de questões relacionadas à raça e ao que constituía um bom ariano. Quando Rosenberg não defendia as crenças nazistas de origem racial, enchia o jornal de artigos antissemitas, incluindo poesia antissemita de Josef Czerny.

No entanto, Rosenberg acabou colidindo com Max Amann, o tesoureiro do Partido Nazista. Rosenberg queria que "Vőlkischer Beobachter" fosse um jornal erudito e intelectual. Amann queria um jornal que atraísse uma massa muito mais ampla - um jornal de notícias sensacionais que traria dinheiro para o partido - "Eu cuspo nos membros do partido, os negócios vêm em primeiro lugar". (Amann)

Verdade e propriedade nem sempre foram prioridades para quem escreveu para 'Vőlkischer Beobachter'. O Beer Hall Putsch falhado de Hitler foi retratado como um triunfo; o governo de Weimar foi rotulado como peão de judeus e maçons, enquanto o membro mais antigo do exército, general Hans von Seekt, foi difamado simplesmente por ter uma esposa judia.

O jornal foi banido em 1924 enquanto Hitler estava na prisão. Em seguida, reapareceu em 26 de fevereiroº 1925, numa edição em que o editorial foi escrito por Hitler. Intitulado "Um Novo Começo", Hitler estava desesperado para dar um pontapé inicial ao Partido Nazista depois que ele parou durante o tempo em que esteve na prisão. Hitler escreveu neste editorial:

"Não considero uma tarefa para o líder político tentar melhorar, ou mesmo fundir, o material humano pronto para sua mão."

Ele estava atacando a aparente divisão dentro do Partido Nazista entre esquerda e direita. Em 1926, Joseph Goebbels se separou dos irmãos Strasser e usou 'Vőlkischer Beobachter' para denunciá-los. Goebbels também usou 'Vőlkischer Beobachter' para fazer um endereço direto para Hitler:

“Só agora eu te reconheço pelo que você é: revolucionários em palavras e ações. Nós nos curvamos ao Fuehrer. Sentimos que ele é um homem maior do que todos nós, maior que você ou eu. Ele é o instrumento da vontade divina que molda a história com uma paixão nova e criativa. ”

No entanto, 'Vőlkischer Beobachter' estava sempre em dificuldades financeiras. Hitler chegou a lançar uma edição destinada apenas ao exército. Serviu para aumentar os custos e, em 1932, o impressor do jornal, Hans Müller, ameaçou parar de imprimi-lo, e essa era a dívida que o Partido Nazista lhe devia. O jornal foi salvo apenas pela intervenção de Kurt von Schleicher, que prometeu usar o dinheiro do exército para pagar a dívida.

Uma vez que Hitler ganhou o poder em 30 de janeiroº 1933, 'Vőlkischer Beobachter' serviu ao único propósito de promover a ideologia nazista. Controlado por Joseph Goebbels, apenas imprimia o que Goebbels sabia que Hitler apreciaria e aprovaria. Por isso, foram os judeus que causaram Krystalnacht (Noite do Vidro Quebrado) e foi a traição de Rőhm que levou à Noite das Facas Longas. Quando a Segunda Guerra Mundial se aproximou, foram os poloneses que violaram o solo alemão e mataram os guardas de fronteira alemães. Durante a Segunda Guerra Mundial, o 'Vőlkischer Beobachter' apenas publicou boas notícias ou reescreveu o que obviamente era más notícias como boas notícias. O controle de Goebbels sobre a palavra impressa foi total e, até o final da guerra, o 'Vőlkischer Beobachter' alegou que os nazistas venceria.

Maio de 2012

Posts Relacionados

  • Jornais na Alemanha nazista

    Os jornais foram muito usados ​​pelo Partido Nazista para espalhar a linha do partido. Os jornais eram comumente comprados em uma era que era anterior à televisão e ao longo…

  • Alfred Rosenberg

    Alfred Rosenberg foi sem dúvida o principal ideólogo do Partido Nazista. Um aliado próximo de Adolf Hitler, Rosenberg forneceu ao Partido Nazista seu anti-semita…