Podcasts de história

Ação de Tudela, 8 de junho de 1808

Ação de Tudela, 8 de junho de 1808

Ação de Tudela, 8 de junho de 1808

A ação em Tudela de 8 de junho de 1808 foi a primeira de três tentativas dos espanhóis de derrotar ou atrasar um exército francês que marchava em direção a Zaragoza. Ao ouvir que Saragoça (e o resto de Aragão) se levantaram contra os franceses, o marechal Bessières despachou uma coluna de 6.000 homens sob o comando do general Lefebvre Desnouettes para reprimir a revolta.

A defesa de Aragão foi confiada a Joseph Palafox, o segundo filho de uma família nobre, de 28 anos, que estava presente em Bayonne quando Fernando VII da Espanha foi deposto por Napoleão. Ele havia sido nomeado capitão-geral de Aragão em 26 de maio e logo demonstrou que era excepcionalmente enérgico e eficiente, especialmente quando comparado a alguns de seus colegas comandantes espanhóis de 1808.

Uma de suas primeiras ações foi enviar 2.000 dos novos levantes levantados em Aragão para a cidade fronteiriça aragonesa de Tudela, no rio Ebro, sob o comando de seu irmão mais velho, o marquês de Lazan. Lá, ele foi acompanhado por três ou quatro mil camponeses armados e voluntários de Tudela, dando-lhe uma força quase igual em número à coluna de Lefebvre.

Embora o exército francês na Espanha em 1808 contivesse um grande número de seus próprios recrutas inexperientes, eles haviam pelo menos passado por treinamento. Quando as duas forças se enfrentaram em 8 de junho, os franceses obtiveram uma vitória fácil. Lazan foi forçado a recuar dezesseis milhas, para Mallen, onde faria uma segunda resistência em 13 de junho. Lefebvre parou em Tudela por tempo suficiente para executar alguns dos principais cidadãos e saquear a cidade, antes de seguir para Mallen.

Página inicial napoleônica | Livros sobre as Guerras Napoleônicas | Índice de assuntos: Guerras Napoleônicas


Batalha de Tudela

o Batalha de Tudela foi uma batalha da Guerra Peninsular travada em 23 de novembro de 1808 perto de Tudela, Espanha. A batalha resultou na vitória dos franceses e poloneses sob o comando do marechal Lannes contra os espanhóis sob o comando do general Castaños.

19.000 soldados espanhóis lutaram contra 30.000 soldados franceses e poloneses cerca de 4.000 espanhóis foram vítimas, em comparação com apenas 650 franceses.

Há uma lenda sobre esta batalha gravada no Arco do Triunfo em Paris.


A história inesperada por trás dos nomes das ruas de Jerusalém e # 8217

Jerusalém é uma cidade histórica. Grande parte dessa história pode ser encontrada nas antigas estruturas da Cidade Velha.

No entanto, há um aspecto da história de Jerusalém que é muito mais sutilmente integrado à sua geografia: os nomes das ruas.

Inúmeras estradas em toda a capital têm o nome de figuras importantes da história local e judaica. Embora existam nomes óbvios, como a rua Herzl e a rua Balfour, muitos nomes nas placas das ruas homenageiam personalidades menos conhecidas.

ISRAEL21c traz para você 10 ruas em Jerusalém com nomes de pessoas influentes do passado.

Esta rua de pedestres, um centro de comida, compras e arte, tem o nome de Eliezer Ben-Yehuda, o lexicógrafo hebraico responsável por reviver a língua hebraica falada.

Ele nasceu em uma aldeia lituana e começou a aprender hebraico na infância. Depois de ser inspirado por revivals históricos de outras línguas clássicas, Ben-Yehuda tornou-se um sionista convicto. Ele se mudou para a Palestina, onde a maioria dos residentes falava ladino, iídiche ou árabe. Ele começou a apresentar seu plano para reintegrar o hebraico falado na sociedade.

Os três métodos de reavivamento de Ben-Yehuda eram "hebraico no lar", "hebraico na escola" e "Palavras, palavras, palavras". O povo judeu conseguiu permanecer conectado e enraizado em sua linguagem histórica e bíblica por causa de sua influência.

A rua que leva seu nome é um destino agitado e divertido que oferece muitas atrações, incluindo um pato gigante no meio da rua e murais coloridos nas paredes das lojas. Nesta rua, o legado de Ben-Yehuda é lembrado em todas as conversas em hebraico entre israelenses e turistas.

Behar foi outra figura crucial para reviver o hebraico falado em Israel. Estudante de Ben-Yehuda, ele foi destacado desde muito jovem por causa de sua habilidade natural no estudo da língua.

Depois de continuar sua educação em Constantinopla e Paris, Behar retornou a Jerusalém e se tornou o diretor fundador de um ramo local da Alliance Israelite Universelle, com sede em Paris, onde introduziu um novo método de ensino do hebraico.

Em 1901, ele foi enviado para representar a Aliança na América. Lá, ele fundou a Liga Liberal Nacional de Imigração para advogar contra as leis que limitavam a imigração e falou no Congresso sobre o assunto. A lista de seus envolvimentos com várias organizações judaicas e seculares é longa.

A rua Nissim Behar, no bairro de Nachlaot, é uma das mais coloridas de Jerusalém. Amarelos, rosas e azuis pintam as paredes envelhecidas. Ele mantém o espírito dos tempos antigos em sua mistura de vida comercial e residencial. Embora a rua esteja localizada a apenas alguns quarteirões do enérgico Mercado Machane Yehuda, a vibração artística faz com que pareça que existe em sua própria bolha.

Esta rua foi batizada em homenagem à memória da rainha da Judéia que governou de 76 a 67 aC. A rainha Shlomzion (Salome Alexandra) foi uma das duas únicas mulheres a liderar o antigo império e procurou fazer a paz enquanto estava no poder.

Ela resolveu as disputas entre os fariseus e saduceus que permeavam seu reino durante o governo de seu marido, Alexandre Jannaeus. Seus sucessos no fortalecimento das fronteiras e cidades da Judéia resultaram em seu título de Shlomzion, que se traduz como "paz de Sião". Costumava-se dizer que durante seu governo, a chuva só caía sobre a Judéia no Shabat, para não perturbar o trabalho dos residentes durante o resto da semana.

Shlomzion (também conhecido como Shlomziyon) A rua HaMalka oferece uma mistura multicultural de comida e tradições. Durante uma curta caminhada por esta rua arborizada, pode-se encontrar um café francês, dois restaurantes mexicanos, uma lanchonete, uma barraca de falafel e livrarias que vendem literatura em mais de cinco idiomas.

É fácil imaginar como a rainha ficaria orgulhosa se andasse por esta rua hoje, ela, uma mulher que usou seu poder para resolver conflitos entre grupos culturais em luta, sabia muito bem a importância da coexistência.

Moshe Ben Maimon, também conhecido como Maimônides ou pela sigla Rambam, é amplamente considerado como o maior filósofo judeu da era medieval. Ele desempenhou um papel enorme na codificação da lei judaica, o que ele realizou por meio da publicação de Mishneh Torá. Ben Maimon também ganhou respeito das comunidades judaica e muçulmana depois de escrever Guia dos Perplexos, um texto teológico que explorou as interseções do judaísmo rabínico e do racionalismo.

A rua com o nome de Ben Maimon também é importante na história de Israel. Faz fronteira com a residência do primeiro-ministro e, como tal, está frequentemente repleta de ativistas políticos.

Ao caminhar por esta avenida grandiosa, há a sensação de que você está caminhando exatamente no lugar onde a história esteve e continua a ser feita. Com estátuas ornamentadas no topo de edifícios, há uma atmosfera de dignidade e estima, portanto, imita a própria reputação de Ben Maimon.

Beruriya é mencionada várias vezes no Talmud Babilônico e outros textos antigos. Tem sido debatido se ela era real ou fictícia, embora as histórias em torno de seu nome sejam excepcionais. Ela era uma estudiosa que demonstrou grande inteligência desde a infância.

Na verdade, o Talmud descreve como Beruriya estudou 300 tópicos da lei judaica todos os dias. Devido ao seu profundo conhecimento, os sábios de sua época freqüentemente a consultavam e ela foi uma das poucas mulheres a quem foi dada autoridade neste compêndio da lei judaica.

Ela era até mesmo vista como mais inteligente e sábia do que seu irmão, uma rara exceção à estrutura patriarcal do Talmud. Embora Beruriya seja frequentemente reconhecida apenas por sua conexão com os homens famosos de sua vida (incluindo seu marido e pai), ela é digna de nota por seu próprio mérito.

Localizada no bairro muçulmano da Cidade Velha, esta rua homenageia um sultão histórico que governou o Império Otomano de 1520-1566. O governante é comumente referido como “Solimão, o Magnífico” por causa de seu reinado de longa duração e suas realizações militares e culturais.

Suleiman expandiu as fronteiras geográficas de seu império por meio de guerras frequentes contra países vizinhos, incluindo Pérsia, Grécia e Egito. O sultão também fez avanços domésticos impressionantes, incluindo a construção e decoração de mesquitas, aquedutos, pontes e outras infra-estruturas.

A rua que leva o nome do sultão é a maior e mais movimentada rua do bairro e ostenta a adorável Palms Plaza ao lado de muitos monumentos históricos.

Hulda foi uma das sete profetisas de Israel, mais conhecida pelas profecias que entregou depois que a Torá foi redescoberta no Templo de Salomão durante o reinado do Rei Josias (por volta de 640-610 AEC).

Ela disse aos homens que a procuraram pedindo conselho que Deus “traria calamidade sobre este lugar e sobre seus habitantes & # 8212 todas as palavras do livro que o rei de Judá leu” (2 Reis 22: 14-16).

Uma lenda rabínica afirma que Huldah abriu uma escola para meninas em Jerusalém, onde ensinou como a palavra de Deus deve ser aplicada à vida de uma mulher.

A influência de Huldah na história judaica e em Israel ainda está presente hoje, uma entrada que leva ao Monte do Templo é referida como os Portões de Huldah na Mishná, que afirma que "Os dois Portões de Huldah ao sul são usados ​​para entrar e sair" (Midot 1 : 3).

Salah a-Din, a figura que dá nome a esta rua em Jerusalém Oriental, continua sendo uma das figuras e heróis muçulmanos mais importantes. Ele era um curdo sunita que viveu de 1137 a 1193, quando morreu em Damasco. Ele foi o fundador da dinastia Ayyūbid e sultão sobre o Egito, Síria, Iêmen e Palestina.

Em 1187, ele capturou Jerusalém dos Cruzados Cristãos na Batalha de Hattin. Essa conquista marcou uma virada no controle do Oriente Médio. Depois de se provar um líder militar e político, Salah a-Din foi amplamente considerado uma das figuras mais importantes da história. Dante chegou a descrevê-lo como um "pagão virtuoso".

Abraham Ibn Ezra, da Espanha, foi um dos mais importantes comentaristas bíblicos da Idade Média. Ele também foi poeta, astrólogo, cientista e gramático hebraico. Sua contribuição mais famosa para a análise bíblica foi sua leitura atenta do significado gramatical e literal do texto.

A rua com o nome desta figura famosa é um refúgio tranquilo de casas e famílias no bairro de Rehavia. Simplesmente andando por esta rua residencial, ninguém saberia o quão aclamado é seu homônimo.

Benjamin de Tudela (Espanha) viajou pelo mundo no século 12 para várias comunidades judaicas para observar e escrever sobre sua demografia e estilo de vida. Seus empreendimentos abrangeram da França a Constantinopla, da Síria ao norte da África, ele visitou mais de 300 cidades e forneceu informações nas quais historiadores e estudiosos confiam até hoje. Suas observações foram publicadas em seu livro Viagens de Tudela, que desde então foi traduzido do hebraico para dezenas de idiomas.

Não apenas esta rua no bairro de Rehavia em Jerusalém recebeu o seu nome, mas também uma rua na cidade em que ele nasceu na Espanha. A rua Binyamin mi-Tudela é uma estrada romântica e curva. Ele oferece algumas opções de comida (incluindo Pizza Tudela), mas é principalmente revestido por edifícios residenciais e não oferece a intriga de nada que reflita as aventuras de seu homônimo.


Detalhes de Prognóstico

Esta conta tem um 38% chance de ser promulgado.

O projeto de lei é atribuído ao Comitê Judiciário da Câmara. Existem 3 projetos de lei relacionados no Congresso.

(Os fatores são baseados em correlações que podem não indicar causalidade.)

Lançado em 2004, o GovTrack ajuda a todos a aprender e monitorar as atividades do Congresso dos Estados Unidos. Este é um projeto da Civic Impulse, LLC. GovTrack.us não é um site do governo.

Você é encorajado a reutilizar qualquer material deste site. Hackers / jornalistas / pesquisadores: Veja essas fontes de dados abertas.


Ação de Tudela, 8 de junho de 1808 - História


(fonte)
(fonte)
(fonte)
(fonte)
(fonte)
(fonte)
(fonte)



(fonte)
(fonte)
(fonte)
(fonte)
(fonte)
(fonte)
(fonte)

Carl sagan: Na ciência, muitas vezes acontece que os cientistas dizem, & # 039Você sabe que é um argumento muito bom, minha posição está errada & # 039 e então eles realmente mudariam de ideia e você nunca mais ouviria aquela velha visão deles novamente. Eles realmente fazem isso. Não acontece com a frequência que deveria, porque os cientistas são humanos e a mudança às vezes é dolorosa. Mas acontece todo dia. Não consigo me lembrar da última vez que algo assim aconteceu na política ou na religião. (1987). (mais por Sagan)

Albert Einstein: Eu costumava me perguntar como é que o elétron é negativo. Negativo-positivo - esses são perfeitamente simétricos em física. Não há razão alguma para preferir um ao outro. Então, por que o elétron é negativo? Eu pensei sobre isso por um longo tempo e finalmente tudo que eu conseguia pensar era 'Ele venceu a luta!' (mais por Einstein)

Richard Feynman: São os fatos que importam, não as provas. A física pode progredir sem as provas, mas não podemos prosseguir sem os fatos. se os fatos estiverem corretos, as provas serão uma questão de brincar com a álgebra corretamente. . (mais por Feynman)


(fonte)


(fonte)
(fonte)
(fonte)
(fonte)
(fonte)


(fonte)

Visite nosso índice de citações científicas e científicas para obter mais citações científicas de arqueólogos, biólogos, químicos, geólogos, inventores e invenções, matemáticos, físicos, pioneiros na medicina, eventos científicos e tecnologia.


(fonte)



(fonte)



(fonte)
(fonte)



(fonte)


(fonte)

The Napoleonic Wargamer

História:
Três regimentos provisórios de cavalaria pesada foram formados no final de 1807 para a campanha na Espanha. Eles deveriam ser formados com uma compagnie de 3 oficiais e 120 homens da 4ª escadron de dépôt de cada regimento de cavalaria pesada. Os regimentos da Europa central formaram os dois primeiros regimentos provisórios (formados em Tours em novembro de 1807), para servir no norte / centro da Espanha. Os regimentos na Itália formaram o terceiro regimento provisório (formado em Poitiers em 1808) para o serviço no sul / leste da Espanha. Comandados originalmente por majores, esses oficiais foram promovidos ao raro posto de coronel en 2e.

2e Corps d'Observation de la Gironde
1er Régiment Provisoire de Grosse Cavalerie
Major Guillaume-François d'Aigremont (1770-1827, du 1er Cuirassiers)
1er Régiment de Carabiniers à cheval (4/119)
2e Régiment de Carabiniers à cheval (4/118)
1er Régiment de Cuirassiers (4/142)
2e Régiment de Cuirassiers (2/138)
3e Régiment de Cuirassiers (2/100)
Esta unidade mudou-se para Madrid no início de 1808.
Por ordem do Imperador datado de 21 de outubro de 1808, o 13º régiment de cuirassiers foi formado a partir desta unidade e os restos do 2º Régiment Provisoire de Cuirassiers sob o comando do Coronel de Aigremont com seu depósito estabelecido em Niort, inicialmente 5 esquadrões, mas reduzido a 4. Foi enviado a Suchet e a unidade serviu com distinção até ser dissolvida na primeira restauração.


2e Régiment Provisoire de Cuirassiers
Major Philippe-Albert Christophe (1769-1848, du 12e Cuirassiers)
5e Régiment de Cuirassiers (2/109)
9e Régiment de Cuirassiers (2/64)
10e Régiment de Cuirassiers (2/96)
11e Régiment de Cuirassiers (3/120)
12e Régiment de Cuirassiers (2/100)
Esta unidade mudou-se para Madrid no início de 1808.
O 2e régiment provisoire de cuirassiers foram todos mortos ou capturados com Dupont em Bailèn, os poucos que foram desmontados ou doentes que restaram em Madrid foram enviados para o 1er régiment provisoire de grosse cavalerie em 24 de dezembro de 1808.

Corps d'Observation des Pyrénées Orientales
3e Régiment Provisoire de Cuirassiers
Major Antoine-Didier Guéry (1765-1825, du 8e Cuirassiers)
4e Régiment de Cuirassiers (

100)
6e Régiment de Cuirassiers (

100)
7e Régiment de Cuirassiers (

80)
8e Régiment de Cuirassiers (

Esta unidade serviu com Duhesme e estava geralmente em funções de ocupação na área em torno de Barcelona. Eles definharam continuamente nos dois anos seguintes, embora reforçados por um segundo recrutamento de nominalmente 400 homens dos mesmos regimentos no início de 1810, eles foram virtualmente destruídos na Batalha de Mollet em janeiro de 1810 (os espanhóis levando 250 cavalos, couraças e cascos para os Coraceros Espanoles), aqueles que foram capturados foram mantidos na fortaleza de Lérida e libertados quando esta foi tomada por Suchet, os homens foram absorvidos pelo 13º regimento, embora oficialmente tenham sido esquecidos pelo Ministrère de la guerre, e foram finalmente dissolvida por uma segunda (!) ordem de Napoleão no início de 1811.


Histórico da campanha:
1808: Tudela e o cerco de Zaragoza (dezembro de 1808 - fevereiro de 1809)

1809: Zaragoza
Cerco de junho de 1809 a Moria.
Novembro de 1809, o 3º Corpo de Suchet recebe ordem de marchar sobre Valência.
Em Castellon de la Plana, em março de 1810, o soldado Vinatier força uma passagem da ponte fortificada.

1810: Em abril de 1810, durante o cerco de Lerida, na planície de Margalef, 450 homens do regimento retornando em marcha forçada, atacam e derrotam uma coluna espanhola de alívio levando um general, três coronéis, três canhões e três bandeiras.
Lerida cai em 14 de maio.
Mequinenza cai em 8 de junho.
Eles sitiam Tortosa.
Em novembro de 1810, os 13º Curiassiers e os 4º Hussardos derrotam os espanhóis de Uldecona.
O capitão De Gonneville juntou-se ao regimento pouco depois e assumiu o comando de uma companhia.

1811: Tortosa capitulou em 2 de janeiro de 1811
O regimento passou dois meses em Santa Olalla e Daroca.
Enquanto isso, em outra ação contra Uldecona, Robichon com 57 cuirassiers da 3ª escadrão ataca 500 cavalaria espanhola e os derrota.
Napoleão dá ordens para retirar 400 soldados para reforçar o depósito de cuirassiers do Exército da Alemanha.
Durante o cerco de Tarragona (Catalunha), que cai em junho de 1811 e é acompanhado pelo massacre da população que havia resistido por três meses, parte do regimento é usado para cobrir a retaguarda no Baixo Aragão.
Suchet, agora um marechal, marcha sobre Valência. Os espanhóis ocuparam o forte de Murviedo (Sagunto) em um esforço para impedir a marcha de Suchet. Vários ataques franceses durante um período de um mês são repelidos, mas em 25 de outubro Blake se move para aliviar o forte e os franceses se voltam para enfrentá-lo. Durante a ação subsequente, a cavalaria francesa está sendo forçada a recuar quando o capitão Gonneville lidera uma carga de sua 2ª escolta contra 1500 cavalaria, eles derrotam os espanhóis, capturando o General Caro. Sagunto cai.

1812: Valencia capitula em 9 de janeiro de 1812, e a cavalaria inimiga passa pelos 13º Cuirassiers antes de entregar suas armas e cavalos. Suchet recebeu o título de duque de Albufera. Gonneville observa que além dos cavalos, seu regimento também recuperou um maître de musique!
O regimento está estacionado em postos avançados ao redor da cidade e patrulha a região.
Em 1812, a unidade tinha 34 oficiais, 591 sargentos e soldados, incluindo 26 atuando como escolta pessoal para Suchet.
Em Castalla (21 de julho de 1812), Suchet enfrenta um exército espanhol comandado por O'Donnell. A guarda avançada com os 24º Dragões e um esquadrão dos 13º Cuirassiers comandados pelo General Delort é vitoriosa. O policial Becheret captura uma bandeira.

1813: Em setembro, ameaçado pelo exército inglês, Suchet apodera-se do Col d'Ordal.

1814: 13e Cuirassiers liderados por de Bigarré retornam à França. É encenado nas batalhas por Lyon e está em ação na Batalha de Limonest em 20 de março sabre uma bateria de 8 canhões e captura seu trem.


Honras de batalha
Lerida 1810, Sagonte 1811 e Col d'Ordal 1813

Uniforme:
Quando formados pela primeira vez, eles usavam uma mistura de uniformes baseados em seus regimentos de origem, incluindo várias lapelas coloridas, embora principalmente com revestimentos vermelhos, os Carabiniers mantiveram suas peles de urso e formaram uma companhia de elite do regimento.

Em meados de 1809 compraram 400 pantalonas feitas de um tecido local na cor marrom (usado enfiado nas botas, como as calças cuirassier normais e não em estilo mameluco sobre as botas), pois ainda não haviam recebido calções ou calças de couro, eles também faça alguns surtouts no mesmo pano. Em 1811, em Valência, o capitão Gonneville comentou: "Não tenho couraça e minha sela é inglesa".

Não foi até 1812 que eles receberam calças de couro e um surtout de 1810 regulamentado. Em julho de 1812, um grande comboio chegou de Pau, escoltado por homens do regimento, com novas vestes, calças, pantalonas, botas e luvas permitindo que todo o regimento fosse adaptado às normas de 1812. O surtout, sem lapela, tinha 10 botões na frente com gola bordô azul canelado, punhos bordô sem debrum e gola bordô. O mosquetão ou companhia de elite foi equipado de forma semelhante, mas manteve a pele de urso. A bata dos trompetistas era cor de vinho com lapelas azuis e galões brancos na frente. Em 1813, os carrilhões finalmente perderam suas peles de urso, pois todo o regimento recebeu novos barris.

Bibliografia:
Yvert, L. Historique du 13e Regiment de Cuirassiers 1807-1814-1891 Chartres 1895.


Siege [editar | editar fonte]

A força de campo de Gouvion Saint-Cyr totalizava 23.000 homens. Ele nomeou Reille para administrar o cerco, enquanto ele e o resto do corpo aguardavam para evitar qualquer tentativa de socorro. & # 9112 & # 93 Reille tinha 12.000 soldados imperiais em 24 batalhões apoiados por baterias de artilharia de quatro pés. Para o cerco, o general francês empregou suas próprias divisões e as de Pino. A 3ª Divisão de Reille incluía um batalhão de cada um dos Regimentos de Infantaria de Linha 16, 32ª Linha Ligeira, 56ª Linha e 113ª Linha, quatro batalhões do Regimento de Perpignan, e as Valais, Chasseurs des Montagnese 5º Batalhões da Legião de Reserva. A 5ª Divisão de Pino era composta por três batalhões de cada um dos Regimentos de Infantaria da 1ª Luz, da 2ª Luz e da 6ª Linha, dois batalhões do Regimento de Infantaria de 4ª Linha da Itália e um batalhão de cada um dos Regimentos de Infantaria de Linha 5 e 7 da Itália. & # 9116 & # 93 A guarnição de Roses consistia de 3.500 soldados e 58 canhões comandados pelo coronel Peter O'Daly. O pequeno núcleo de regulares era representado por 150 homens da Ultonia Regimento de infantaria, uma companhia do Wimpffen Regimento suíço, meio batalhão da 2ª Infantaria Ligeira de Barcelona e 120 artilheiros. Mais tarde no cerco, um fraco batalhão do Boro O Regimento de Infantaria foi desembarcado. O restante da guarnição era composto pela Berga, Figueras, Igualada, e Lerida Tercios, que eram formações de miqueletes. Fornecer apoio naval era a terceira categoria britânica HMS Excelente (74). À medida que o cerco avançava, Excelente foi substituído por HMS Fame (74). Também estavam presentes dois navios-bomba, o HMS Meteor e HMS Lucifer. Cochrane's Imperieuse chegou mais tarde no cerco. & # 9116 & # 93

Portal del Mar (Portão do Mar), Fortaleza das Rosas

O porto de Roses foi dotado de uma cidadela do tipo Vauban (Ciutadella) e o satélite Castillo de la Trinidad (Castell de la Trinitat) Em 1543, Carlos V, o Sacro Imperador Romano ordenou a construção dessas fortificações. As obras foram concluídas em 1570 e sitiadas em 1645, 1693 e 1794-1795. A cidadela era um pentágono modificado com cinco bastiões. Quatro semilunas cobriam todos os lados, exceto o lado do mar. o Castillo de la Trinidad era uma fortaleza estelar periférica de 4 pontas em uma elevação de 60 metros (197 & # 160 pés). & # 9117 & # 93 A cidadela está localizada a oeste de Roses enquanto o Castillo no topo de um promontório a cerca de dois quilômetros ao sul-sudeste da cidadela. Uma altura de 300 metros (984 e # 160 pés) de altura com vista para o Castillo no nordeste. & # 9118 & # 93 Em 8 de novembro, uma espessa neblina caiu sobre a terra e uma força de miqueletes aproveitou a oportunidade para atacar o corpo de Gouvion Saint-Cyr enquanto a guarnição de O'Daly se movia contra o acampamento de Reille. Nenhuma ação interrompeu a operação de cerco. Naquele dia, todos os civis foram evacuados da cidade por mar. Após uma semana de fortes chuvas, Reille atacou o Castillo de la Trinidad mas foi repelido. Os pesados ​​canhões alcançaram Roses em 16 de novembro e os homens de Reille logo cavaram posições para eles, a chuva tendo parado. Embora tivesse muitos soldados disponíveis, de Vives se recusou a organizar uma expedição de socorro. Álvarez tentou marchar em socorro de Roses de Girona, mas foi impedido no rio Fluvià. & # 9112 & # 93 Os italianos invadiram a cidade com sucesso em 26 de novembro. & # 9119 & # 93 Isso permitiu que Reille construísse uma bateria de frente de água que ameaçava os navios de guerra britânicos. Nessa época, O'Daly foi reforçado por um batalhão de regulares. No dia 28, Reille convocou a fortaleza para se render, mas O'Daly recusou. Cochrane chegou e assumiu o comando do Castillo que foi realizada por espanhóis e marinheiros do esquadrão britânico. Em 30 de novembro, os homens de Pino tentaram invadir o Castillo sem sucesso. Após esta repulsa, Reille ignorou a posição e se concentrou em reduzir a cidadela. & # 9112 & # 93 O bombardeio francês logo quebrou uma brecha nas paredes da fortaleza. Em 3 de dezembro, o comandante espanhol enviou 500 homens para apreender a bateria mais letal. & # 9112 & # 93 Este ataque falhou com pesadas perdas e os atacantes voltaram às suas posições em desordem. & # 9119 & # 93 No dia 4, as trincheiras de Reille estavam a 200 jardas (183 & # 160m) das paredes e suas tropas começaram a fazer preparativos para montar um ataque em traje de gala. O'Daly então se rendeu incondicionalmente e, em 5 de dezembro, 2.366 soldados espanhóis depuseram as armas. Durante o cerco, os espanhóis sofreram cerca de 700 vítimas adicionais. Na manhã da capitulação, Cochrane abandonou o Castillo e embarcou seus 180 defensores. & # 9112 & # 93 O fogo de artilharia pesada impediu o esquadrão britânico de resgatar o resto da guarnição. Os franco-italianos perderam cerca de 1.000 mortos, feridos e morreram de doença. & # 9116 & # 93


SAP Security Patch Day - junho de 2020

Esta postagem da Equipe de resposta de segurança do produto SAP compartilha informações sobre as notas de segurança do dia do patch * que são lançadas na segunda terça-feira de cada mês e corrige vulnerabilidades descobertas em produtos SAP. A SAP recomenda fortemente que o cliente visite o Portal de Suporte e aplica patches em uma prioridade para proteger seu ambiente SAP.

Em 9 de junho de 2020, o SAP Security Patch Day viu o lançamento de 16 notas de segurança. Há uma atualização para a nota de segurança do dia do patch lançada anteriormente.

Lista de notas de segurança lançada no dia da atualização de junho:

[CVE-2020-6260] Validação XML incompleta no SAP Solution Manager (análise de rastreamento)
CVE adicional: CVE-2020-6261
produtos - Versão do SAP Solution Manager (Trace Analysis) - 7.20

Distribuição do tipo de vulnerabilidade - junho de 2020

# Várias vulnerabilidades no mesmo produto podem ser corrigidas por uma nota de segurança.

Notas de segurança x distribuição prioritária (janeiro de 2020 - junho de 2020) **

* As notas de segurança do dia do patch são todas as notas que aparecem na categoria de "Notas do dia do patch" em Portal de Suporte SAP

** Qualquer nota de segurança de dia de patch lançada após a segunda terça-feira, será contabilizada no dia de patch de segurança SAP seguinte.

Os clientes que desejarem dar uma olhada em todas as notas de segurança publicadas ou atualizadas após 12 de maio de 2020, vá para Pesquisa de especialista do Launchpad → Filtrar 'Notas de segurança SAP' lançadas entre '13 de maio de 2020 - 09 de junho de 2020' → Ir.

Para saber mais sobre os pesquisadores de segurança e empresas de pesquisa que contribuíram para os patches de segurança deste mês, visite a página de confirmação do SAP Product Security Response.


Em geral

IMPORTANTE As notas de lançamento estão mudando! Para saber mais sobre o novo URL, atualizações de metadados e muito mais, consulte O que vem a seguir nas notas de versão do Windows.

IMPORTANTE A partir de julho de 2020, retomaremos as versões não relacionadas à segurança do Windows 10 e do Windows Server, versão 1809 e posterior. Não há alterações nas atualizações de segurança mensais cumulativas (também chamadas de versão "B" ou versão de terça-feira de atualização). Para obter mais informações, consulte a postagem do blog Retomando atualizações mensais opcionais do Windows 10 e do Windows Server não relacionadas à segurança.

IMPORTANTE A partir de julho de 2020, todas as atualizações do Windows desabilitarão o recurso RemoteFX vGPU devido a uma vulnerabilidade de segurança. Para obter mais informações sobre a vulnerabilidade, consulte CVE-2020-1036 e KB4570006. Depois de instalar esta atualização, as tentativas de iniciar máquinas virtuais (VM) com RemoteFX vGPU habilitado falharão e mensagens como as seguintes serão exibidas:

Se você reativar o RemoteFX vGPU, uma mensagem semelhante à seguinte aparecerá:

“A máquina virtual não pode ser iniciada porque todas as GPUs habilitadas para RemoteFX estão desabilitadas no Gerenciador Hyper-V.”

“A máquina virtual não pode ser iniciada porque o servidor não tem recursos de GPU insuficientes.”

"Não oferecemos mais suporte para o adaptador de vídeo 3D RemoteFX. Se você ainda usa esse adaptador, pode se tornar vulnerável a riscos de segurança. Saiba mais (https://go.microsoft.com/fwlink/?linkid=2131976)”

O que há de novo no Windows 10, versão 1909 e no Windows 10, versão 1903, notas de lançamento

O Windows 10, versões 1903 e 1909 compartilham um sistema operacional central comum e um conjunto idêntico de arquivos de sistema. Como resultado, os novos recursos do Windows 10, versão 1909, foram incluídos na recente atualização mensal de qualidade do Windows 10, versão 1903 (lançada em 8 de outubro de 2019), mas atualmente estão em um estado inativo. Esses novos recursos permanecerão inativos até que sejam ativados por meio de um pacote de capacitação, que é um pequeno “switch mestre” de instalação rápida que simplesmente ativa os recursos do Windows 10, versão 1909.

Para refletir essa mudança, as notas de lançamento do Windows 10, versão 1903 e do Windows 10, versão 1909, compartilharão uma página de histórico de atualizações. Cada página de lançamento conterá uma lista de problemas resolvidos para as versões 1903 e 1909. Observe que a versão de 1909 sempre conterá as correções para 1903, no entanto, 1903 não conterá as correções para 1909. Esta página fornecerá os números de compilação para as versões 1909 e 1903 para que seja mais fácil para o suporte ajudá-lo se você encontra problemas.

Para obter mais detalhes sobre o pacote de ativação e como obter a atualização do recurso, consulte o blog de opções de entrega do Windows 10, versão 1909.

Fim da manutenção

IMPORTANTE O Windows 10, versão 1903 chegará ao fim do serviço em 8 de dezembro de 2020. Para continuar recebendo atualizações de segurança e qualidade, a Microsoft recomenda que você atualize para a versão mais recente do Windows 10. Se quiser atualizar para o Windows 10, versão 1909, você deve usar o pacote de ativação KB4517245 (EKB). Usar o EKB torna a atualização mais rápida e fácil e requer uma única reinicialização. Para obter mais informações, consulte Windows 10, opções de entrega da versão 1909.


Em Charleston, chegando a um acordo com o passado

A compulsão de envolver a complexa história da área de Charleston como um centro de comércio de escravos era, para o escritor, uma coisa visceral, semelhante ao desejo de revisitar a cena do crime.

Plantação e jardins de magnólia. Crédito. Tony Cenicola / The New York Times

Na primavera de 1862, envolto na escuridão da madrugada do porto de Charleston, Robert Smalls, de 23 anos, estava a bordo do C.S.S. Planter, uma transferência confederada e canhoneira, e planejou sua fuga.

Em sua época, Smalls era uma raridade, um piloto de porto negro escravizado. Ele também foi inteligente: naquela manhã, com seus três comandantes brancos farreando em terra, Smalls começou a executar seu plano. Com oito companheiros escravos da tripulação a reboque, Smalls, vestindo um uniforme de capitão, ligou os motores da embarcação e, nas águas iluminadas pela lua, se dirigiu para a promessa de liberdade.

Guiding the ship past Confederate forts and issuing checkpoint signals, Smalls steamed up the Cooper River, stopping at a wharf to pick up his wife, child and his crew’s families. In dawn’s light, the Planter, flying a white sheet as a surrender flag, made it to his cherished destination: a Union Navy fleet whose officers eyed him, dumbfounded, as Smalls saluted them. “I am delivering this war material including these cannons and I think Uncle Abraham Lincoln can put them to good use,” he said. Freedom, for Smalls and his crew, had arrived.

On a recent sunny afternoon, more than a century and a half later, Michael B. Moore was standing on Gadsden’s Wharf reflecting on his great-great-grandfather’s remarkable journey — and other triumphs and tragedies born on that spot.

Imagem

It took some imagining: The wharf, now a city park populated by soccer-playing children, dog-walking young professionals and commercial cruise ships, has morphed numerous times since its heyday as the busiest port for the nation’s slave trade capital. Between 1783 and 1808, some 100,000 slaves, arriving from across West Africa, were transported through Gadsden’s Wharf and other South Carolina ports, and sold to the 13 colonies. “This place personalizes for me what my ancestors lived through,” said Mr. Moore, chief executive of Charleston’s International African American Museum, scheduled to open in 2019. “I just can’t imagine what they felt here on this space. This is where they took their first steps on this land.”

Mr. Moore walked inland a couple hundred yards, where incoming slaves, after being quarantined off the coast at Sullivan’s Island, were warehoused — sometimes for months at a time. In what’s been called facetiously “the Ellis Island for African Americans,” thousands of slaves waiting to be auctioned off as domestics and laborers throughout the South died in those warehouses.

In a few months, construction crews will break ground to build the museum on the wharf. “Right there,” Mr. Moore said, pointing directly ahead, “in what’s now a parking lot, is where 700 black people froze to death. I can only wonder what we’ll find when we start digging up this place.”

Charleston, almost paradoxically, is an easy place for tourists to love. Visitors delight in the city’s cobblestone streets, its Gothic-style churches, Greek Revival storefronts, its array of trendy restaurants and hotels. As Travel & Leisure magazine, which earlier this year ranked Charleston first of its 15 world’s best cities, gushed: “Charleston is much more than the sum of its picture-ready cobblestone streets, clopping horse carriages and classical architecture. Much of the port city’s allure lies in constant reinvention and little surprises (like free-range guinea hens clucking up and down Legare Street, sous-chefs flying by on skateboards heading into work, or Citadel cadets honking their bagpipes on sidewalks in summertime).”

Yet for all its appeal, Charleston also evokes a brutal chapter of American life, a city built on and sustained by slave labor for nearly two centuries. Beneath the stately facade of this prosperous city is a savage narrative of Jim Crow and Ku Klux Klan violence, right through the civil rights movement.

One doesn’t have to reach that far back to understand what makes Charleston a haunting place to explore (an estimated 40 to 60 percent of African-Americans can trace their roots here). Only in 2015 did the Confederate flag come down from the state capitol in Columbia, prompted by a young neo-Nazi, Dylann S. Roof, who brandished a handgun and massacred nine people during a Bible study at Emanuel African Methodist Episcopal Church, one of the nation’s oldest black churches and hallowed ground of the civil rights movement. That one of the casualties, Cynthia Hurd, was the sister of a close colleague only hardened my sense that the so-called Holy City, nicknamed as such after its abundance of churches, was holding fast to its legacy of racial hatred.

Even as this article went to press, Charleston was bracing itself for two racially loaded trials on Broad Street, at the United States District Court, 22-year-old Mr. Roof faces 33 federal charges — including hate crimes and religious rights violations — in the massacre at Emanuel A.M.E. A block away, at the Charleston County Judicial Center, the former North Charleston police officer Michael T. Slager faces charges in the murder of 50-year-old Walter L. Scott, an unarmed black man gunned down as he fled a traffic stop.

And yet, amid a national climate of rising racial tension, the compulsion to engage this history was for me visceral, akin to the urge to revisit a crime scene. I can only suspect that a similar urge to peel back the layers of pain and survival of blacks in America, at least partly, is driving some of the rise in attendance at the nation’s black history sites, including the Smithsonian’s new National Museum of African American History and Culture in Washington, where advance timed tickets are reportedly no longer available through March 2017. I hoped that, on some level, engaging the painful history of human atrocity and heroism in Charleston might illuminate the racial chasms dividing Americans.

“There are stories of resilience and courage here that will lift everyone,” said Joseph P. Riley Jr., who retired from office this year after 40 years as Charleston’s mayor. For a white Southern politician, his politics were decidedly progressive: His decision back in 1975, upon being elected, to appoint a black police chief, for example, earned him the moniker of “L’il Black Joe” among white racists.

Still, it wasn’t until he read Edward Ball’s “Slaves in the Family” in 1998 that he came to fully appreciate — and lament — the gravity of the city’s past. “Slaves in the Family,” which won the National Book Award, chronicles the Ball family’s life as prosperous slave owners and traders in Charleston, an enterprise that started in 1698 and swelled to more than 20 rice plantations along the Cooper River.

Through interviews, as well as through plantation records and photographs, the author traced the offspring of slave women and Ball men, personally contacting some of an estimated 75,000 to 100,000 of these living children, and documenting heart-wrenching stories of his family’s cruelty and abuse as owners and traders off the coast of Sierra Leone.

“I really started to understand that we had an important role in the international slave trade, Emancipation and Jim Crow,” Mr. Riley said.

Around then, Mr. Riley began brainstorming ways to illuminate Charleston’s tale of two cities, which he says most historians and tour guides have shortchanged. Before the early 20th century, historical accounts of slavery generally downplayed the “peculiar institution” as paternalistic and something less than the organized, profitable industry it was. The oversight is egregious: By the mid-1800s, there were some four million slaves in the United States, with nearly 10 percent of them, or 400,000, living in South Carolina.

Fortunately, this changed during the first part of the century as publications appeared, like “Slave Trading in the Old South” by the historian Frederic Bancroft, whose research shed light on the lucrative business of domestic slave trading. Bancroft listed names of slave brokers, commission merchants and auctioneers, and detailed how slave auctions were advertised and carried out. As Bancroft wrote: “Negroes were displayed individually and in groups at the front of the building as auctioneers, planters, traders and curious onlookers watched.”

The United States banned international slave trading in 1808, but the practice continued domestically, and Charleston became a major port for interstate trade. Even in the mid-1800s, when the city prohibited public slave trading, traders moved into the brick enclosed yards downtown around the Old Exchange & Provost Dungeon, at East Bay and Broad Streets. The building is a popular tourist attraction these days, highlighting its various uses throughout history, including holding prisoners of war during the American Revolution.

The primary catalyst behind South Carolina’s booming slave trade was rice production. The appeal of West Africans to plantation owners was simple: The moist climate of their homeland bore striking similarities to South Carolina’s swampy Lowcountry. English planters proved to be poor rice producers as the process of planting, cultivating, harvesting and preparing the crop for market was intricate and physically arduous. Plantation owners divided the tedious process between their expert men and women, West African slaves, with men doing the dangerous work of clearing swamp lands, and women sowing the rice.

The process was messy, physically draining and relentless it included scattering rice seedlings onto mud-soaked soil, working them into the earth with bare feet, and then threshing after harvest, which required tediously removing rice from hulls, pounding the rice repeatedly and then separating the hulls from the rice in handmade winnowing baskets.

South Carolina’s dependence on slave labor was staggering. In the late 1600s some four-fifths of the state’s population was white by the mid 1700s, slaves accounted for more than 70 percent of its population.

Vestiges of prosperity built on slave labor abound. For example, there’s Drayton Hall, an architectural masterpiece completed in 1742 for John Drayton slave labor was used on the plantation that grew indigo and rice.

Among Charleston’s biggest slaveholders was the Middleton family, which from 1738 to 1865 owned some 3,000 slaves on its numerous plantations. These days, led by a family descendant, Charles Duell, the 65-acre Middleton Place Plantation, a designated National Historic Landmark, creates exhibits around the genealogy and contributions of its enslaved workers. “Whether it was knitting or weaving or corn grinding, or tending the rice fields — all these activities were performed by African-Americans,” said Mr. Duell, who has hosted three reunions that bring together the property’s European American and African-American descendants. “They created the wealth that made all this possible.”

Magnolia Plantation, founded by the Drayton family in 1676, has similarly launched a preservation project. It celebrates the importance of Gullah culture, which enslaved West Africans brought to the Lowcountry, but also demonstrates how life was led in slave dwellings that date to 1850, several of which are being preserved.

Walking along the streets of downtown Charleston, the painter Jonathan Green describes a city that has been so enthralled with its plantation aristocracy that it has mostly neglected to celebrate its black heritage, or Gullah culture. That culture includes its Creole language, traditions in food and dance, and critical expertise in agriculture. Mr. Green himself was born and raised in a nearby Gullah community in Beaufort, and his bright, bold paintings of his ancestors — in church pews, on grassy landscapes and against ocean sunsets — offer a romantic antidote to the erasure of much of that Gullah past.

But walking the bustling city streets, Mr. Green proves equally adept at recalling black figures whose rich tales are integral to this city’s story. Along these well-preserved streets, Mr. Green’s reminiscing easily comes alive as we move past the Old Slave Mart, among the few remaining relics of the city’s interstate slave trade.

Not to be confused with the nearby outdoor Charleston City Market, the Old Slave Mart is a museum these days, housing African-American arts and crafts. I had walked through it on an earlier occasion but standing now in its shadow, beside Mr. Green, I recalled its eerie cavernous brick rooms — the “barracoon” or slave jail in Portuguese, the morgue. “It would have been almost impossible to run away,” Mr. Green said. “From Jacksonville, Florida, all the way up to Cape Fear, North Carolina, was nothing but a human prison camp.”

Such oppression sparked many revolts, but few such insurrections proved more ambitious — or so scrupulously studied — as Denmark Vesey’s. Vesey’s birthplace has never been confirmed, but historians say he was likely born on a St. Thomas sugar plantation before being sold, around age 14, to the Bermuda-born slave trader Joseph Vesey, whose name he took, as was customary.

In the late 1700s, Denmark Vesey’s owner relocated to Charleston, and some years later, Vesey purchased his freedom from his master for $600 from a lucky $1,500 lottery ticket windfall. A few years later, in 1822, he attempted what historians agree would have been the nation’s most elaborate and largest slave revolt — planned, in part, to gain Vesey’s own wife and children’s freedom. It’s estimated that some 3,000 slaves got word of Vesey’s planned June 16 insurgency, and were prepared to follow his directive to kill every white person in sight, steal their weapons and cash from banks, and ultimately escape by boat to Haiti.

But some slaves, fearing retribution, leaked the plan to authorities. Vesey was hanged, with, according to various sources, as many as 35 others. Today, towering amid the oak groves and ponds of Hampton Park, is a life-size bronze statue of Demark Vesey, which the city unveiled in February 2014.

But Vesey’s most enduring contribution to Charleston is arguably his cofounding of Emanuel African Methodist Episcopal Church, which, at 200 years old, is the oldest A.M.E. church in the South. Vesey’s botched slave revolt resulted in angry white mobs burning down the original structure, but the congregation continued worship services underground and rebuilt Mother Emanuel, as it is known, following the Civil War (this structure, designed by Vesey’s son, the architect Robert Vesey, was destroyed by an earthquake in 1886).

The Mother Emanuel I visited has been sitting grandly on Calhoun Street since 1892, its current white-brick-and-stucco facade prominent from blocks away. Inside the church, the pews, altar, Communion rail and light fixtures from the original edifice have been preserved, but it’s the church’s role in the fight for racial freedom, and the pantheon of leaders who have spoken from its pulpit — from Booker T. Washington to the Rev. Dr. Martin Luther King Jr. — that make this site hallowed ground.

Charleston has recently begun trying to heal racial wounds by celebrating its black history. Last April, for example, in the heated aftermath of the Walter Scott shooting, a racially mixed group of nearly 100 local movers and shakers dined together in a re-creation of Nat Fuller’s long-forgotten racial reconciliation feast 150 years before.

Fuller was a former slave and classically trained chef who, in the 1800s, rose to become an elite caterer his restaurant, the Bachelor’s Retreat (Fuller’s master permitted his ownership, and took a portion of the profit), was a favorite within Charleston high society, according to the University of South Carolina professor David Shields.

In the spring of 1865, in the aftermath of Charleston’s surrendering to Union forces, Fuller invited a racially integrated group of local whites and blacks — some who had purchased their freedom and others newly freed — to celebrate the end of the Civil War.

Despite a scarcity of food supplies caused by the war, the well-connected Fuller called for an abundant meal. As one white socialite had scoffed in a letter: “Nat Fuller, a Negro caterer, provided munificently for a miscegenation dinner, at which blacks and whites sat on equality and gave toasts and sang songs for Lincoln and freedom.”

Charleston’s recent commemorative feast — which, according to Charleston City Paper, included “poached bass, a ramekin of shrimp pie bursting with fragrant herbs. Capon chasseur, venison with currant demi-glace, squab with truffle sauce” — proved successful as well.

Among the guests at the feast was the Rev. Clementa C. Pinckney, a state senator, who two months later would be among the dead at Emanuel African Methodist Episcopal Church.

Mr. Riley, the former mayor, said the church massacre inspired him to accelerate his efforts to make real a vision he’s nurtured for years: building the International African American Museum of Charleston, which today he calls “the most important work of my life.” He envisions the museum as an elevated space on Gadsden’s Wharf that features permanent and rotating exhibitions and a genealogy center. And similar to Civil War sites in Vicksburg and Gettysburg, he plans for the museum to develop a school curriculum that teaches students about the American slave trade. “The tragedy at Emanuel made me even more determined to bring this to fruition,” Mr. Riley said. “That hateful bigot clearly didn’t know his history,” he added, referring to Mr. Roof.

Earlier this year, Mr. Riley tapped Michael Boulware Moore to lead the museum, projected to cost $75 million. Mr. Riley said he liked Mr. Moore’s background as a successful senior marketing executive with such major brands as Coca-Cola and Kraft. Of course, Mr. Moore’s background as a direct descendant of Robert Smalls, whose escape on the C.S.S. Planter led to his rise as a South Carolina congressman during the Reconstruction era, was a plus, too. “His lineage couldn’t be better, but he’s also a very talented person,” Mr. Riley said.

Mr. Moore himself said the opportunity to build a museum on the same site in which his ancestors arrived as slaves is humbling — and carries with it an almost overwhelming sense of obligation to deliver. “I’ve heard from some people who are concerned there’s going to be Disneyfication of our African-American history,” Mr. Moore said, standing on the wharf. “That’s not going to happen. I feel a tangible obligation to our ancestors to do this right.”

At that moment, as if on cue, a white schooner with two masts appeared off the harbor. Mr. Moore gazed out into the distance “Wow,” he said, “That looks almost like a slave ship. Had we been standing here back then, a couple hundred years ago, that’s exactly what we would have seen. Yeah, it’s kind of freaky, isn’t it?”


Case Studies - Waterboards - Spain

Case study: Albalá de Tudela

Type of institution for collective action

Albalá de Tudela (River Queiles)

Name of city or specified area

Further specification location (e.g. borough, street etc.)

South of Navarra (Spain), right bank of the river Ebro.

Surface area and boundaries

The river Queiles originates in the province of Soria, on the north side of Sierra del Moncayo. The river takes a northeasterly direction to the village of Los Fayos, where it receives water from another stream (Barranco del Val). After passing Tarazona and Torrellas, the river enters the province of Navarra to the east of the town of Monteagudo. It follows the vicinity of Barillas, Tulebras, Cascante, and Murchante, leading to the right bank of the Ebro River after crossing the town of Tudela.

It has a length of 40 km, 16 of which run in Navarra. Its basin covers an area of 523 square kilometers (of which 171 square kilometers in Navarra). The river bridges a height differece of 630 meters from its source to its mouth at 245 meters above sea level.

Flow measurements recorded ​​in Los Fayos provide an annual figure of 17 cubic hectometers, and feature a Mediterranean rainfall regime slightly influenced by melting snow. The maximum flow period is from November to May, peaking around March. The droughts usually last about 90 days.

Nine towns and villages participated in the Albalá de Tudela : Tudela, Ablitas, Barillas, Cascante, Monteagudo, Murchante, Tulebras, Urzante (all in the Kingdom of Navarra), and Malón (the latter being in the Kingdom of Aragón). Besides the participating communities of the Albalá , also the town of Tarazona as well as the village of Novallas (both lying within the Kingdom of Aragón) were affected by the irrigation shifts.

Foundation/start of institution, date or year

Foundation year: is this year the confirmed year of founding or is this the year this institution is first mentioned?

The origin of the shift pattern of distribution of irrigation water from the river Queiles is unknown. It was described in detail for the first time in the ordinances of Tudela of 1220, but probably was already in force before the Christian conquest of the city in 1119 (and probably even before the Muslim conquest of the eight century).

Description of Act of foundation

The city of Tudela, at the mouth of the river Queiles in the river Ebro had guaranteed access to water resources through a set of rules, rights, and prohibitions, to which the camps, villages and cities located in the lower Rio Queiles had to comply. These rules of distribution of river water were described in detail for the first time in the Tudela Bylaws of 1220. Some clarifications were made ​​in the Bylaws of 1538 and these were updated in the Bylaws of 1819, 1821, and 1835.

Year of termination of institution

The institution as such was not explicitly abolished in 1850, however, the Irrigation Union of the River Queiles was founded, incorporating a.o. the functions and tasks of the Albalá .

Year of termination: estimated or confirmed?

Act regarding termination present?

Description Act of termination

Recognized by local government?

Concise history of institution

The ownership of the water of the river Queiles was divided into monthly shifts between the communities that were entitled to irrigation. The first description of this system is to be found in the ordinances of Tudela of 1220. Each month was divided into three periods of different lengths: the almoceda , the alhema . and the entremés . The almoceda began at sunrise on the 22nd of each month and ended on the 26th, lasting four days and nights. The alhema began at sunrise on the 26th and was of variable duration, depending on the location and the time of year: on the right bank, it lasted five days in ten of the twelve months of the year and four days in April and May. From 1376 onwards, on the left bank the alhema lasted for eight days and nights, except in April and May, when its duration was reduced to seven days. The remainder, between the end of the alhema and the start of the almoceda was called entremés .

During the almoceda the river was divided into two parts, flowing through the ditches Naón (on the left bank of the river) and Mendienique (on the right bank), to irrigate the fields of the villages situated on both banks of the river. On the left, Monteagudo received half of this flow and the other half of this flow was destined for Cascante and Urzante, downstream. On the right bank, the ditch Mendienique distributed half of the flow to Malón, provided a fila (approx. 12 liters per second) of water to the Tulebras Monastery, while the remainder of this flow continued to Barillas and Ablitas. During this period, entitled irrigators were forbidden to either impound water, waste it, or donate it to others, because the overflow caused by rain (which became known as " aguas sobradas ") belonged to the city of Tudela.

The city of Tudela, at the mouth of the river, was the sole owner of river water during the alhema . In that period, water diversion ditches were closed ( abatimiento ), only leaving a minimum flow, regulated according to the cases in a teja (a flow of about 3 liters per second) and half a fila (a fila equalling a flow of 12 liters per second), so that all the water ahould reache the fields of Tudela. However, before reaching the end of Tudela territory, three so-called sesmos , flows of two filas ( about 24 liters per second) of water, were deviated from the main flow to irrigate the fields Murchante, Campoadentro, and Cardete.

During the entremés , being the monthly time period between the end of the alhema and the start of the almoceda, water use was open to all villages in the basin, according to shifts likewise established. The water in the ditch Calchetés on the left bank of the river, was seized by Novallas and Monteagudo, in shifts of three and two days respectively. The water running through the ditch Naón was distributed in shifts of four days between Monteagudo, Tulebras, and Cascante. On the left bank, the village of Malón had the use of the water from the ditch Mendienique for five days, Barillas for four days, Ablitas having the use of the water for the remaining eleven days. The use of excess flow caused by rain (“ aguas sobradas ”) was the privilege of the city of Tudela.

The problem of the low flow of the river Queiles was partially solved from the first third of the seventeenth century on by the creation of a hydraulic transfer system allowing the use of excess water from the basin of the river Alhama. The expensive work (100,000 pesos ) was funded by the city of Tudela, and included a ditch that ran partly underground (Las Minas Canal), and a buffer tank to store excess water (Estanca de Pulguer).

The diagram below summarizes the distribution among different villages and communities of irrigators according to the irrigation shifts ( adores ) in the three periods indicated. In short, Tudela exclusively enjoyed the use of river water for 94 days a year on the left and for 58 days a year on the right bank, as well as the use of excess water ( aguas sobradas ) throughout the whole year. The city government was also entitled to punish the theft of water.

Visão geral of the historical distribution of irrigation turns in the river Queiles


Assista o vídeo: Dolores Ibárruri dando un discurso IX 1936 (Dezembro 2021).