Podcasts de história

Três enormes cabeças de estátuas desenterradas no templo de Banteay Chhmar, Camboja

Uma renovação do templo Banteay Chhmar no Camboja deixou os trabalhadores surpresos depois que três enormes cabeças de estátuas da era Angkoriana foram encontradas sob meio metro de solo - duas intactas e uma quebrada. As cabeças faziam parte de uma ponte que descreve uma antiga lenda hindu na qual deuses (devas) e demônios (asuras) trabalharam juntos para agitar o oceano e liberar Amrita, o néctar da vida imortal.

De acordo com um comunicado à imprensa no Phnom Penh Post, as cabeças das estátuas são feitas de arenito e datam do final do ano 12 º- reinado do século de Jayavarman VII, um rei do Império Khmer na atual Siem Reap, Camboja.

As cabeças foram encontradas no templo Banteay Chhmar, que compreende um dos complexos arqueológicos mais importantes, mas menos compreendidos, do período de Angkor no Camboja. O complexo está orientado a nascente, onde se encontra um baray (corpo de água artificial) seco, que tinha no centro um templo numa ilha (mebon). Além do templo principal e do mebon, existem outros oito templos secundários. A galeria externa do templo principal é entalhada com baixos-relevos representando combates militares e cenas da vida diária. Quatro estelas detalhando a genealogia de Jayavarman VII foram colocadas em cada um dos quatro cantos da terceira parede do recinto, espelhando as estelas que ocupavam os quatro santuários de canto da capital do rei em Angkor Thom.

Entrada principal para o Templo Banteay Chhmar, Banteay Chhmar ( Wikimedia)

De acordo com o oficial de preservação Mao Sy, as cabeças de estátua recém-descobertas provavelmente se romperam há décadas e ficaram naturalmente enterradas por camadas de terra trazidas pelas enchentes. No entanto, isso pode ter sido uma bênção, pois o Templo Banteay Chhmar já sofreu muitos saques e as enchentes podem ter evitado que se perdessem na história.

O Phnom Penh Post relata que as cabeças faziam parte de uma passagem que descreve a famosa fábula hindu conhecida como "o oceano de leite". De acordo com a cosmologia hindu, o oceano de leite é o quinto do centro dos sete oceanos que circundam o espaço direcional. Por sugestão de Vishnu, os devas (deuses) e asuras (demônios) trabalharam juntos por um milênio para agitar o oceano (puxando o Rei Serpente) e liberar Amrita, o néctar da vida imortal. Quando o Amrita finalmente emergiu junto com vários outros tesouros, os devas e asuras lutaram por ele. No entanto, Vishnu na forma de Mohini, a feiticeira, consegue atrair os asuras para que entreguem o Amrita, que ela então distribui aos devas. Rahu, um asura, se disfarça de deva e tenta beber um pouco de Amrita, mas Surya (o deus do sol) e Chandra (o deus da lua) alertam Vishnu sobre esse engano. Vishnu então decapita Rahu quando ele está prestes a engolir o néctar, deixando apenas sua cabeça imortal.

Um baixo-relevo em Angkor Wat mostra os devas e asuras trabalhando juntos para agitar o Oceano de Leite em uma tentativa de libertar o elixir da imortalidade chamado amrita. ( Wikimedia)

Acredita-se que a ponte em Bantaey Chhmar originalmente se assemelhava àquela vista em Angkor Thom, na qual uma fileira de estátuas é vista puxando o Rei Serpente para a igreja do Oceano de Leite. Levando em consideração o tamanho das cabeças encontradas em Bantaey Chhmar, a ponte deve ter sido um espetáculo.

A passagem em Angkor Thom consiste em uma fileira de estátuas puxando o Rei Serpente. (BigStockPhoto). Acredita-se que as cabeças de estátua recém-encontradas em Bantaey Chhmar faziam parte de uma ponte semelhante.

As cabeças das estátuas passarão por restauração, junto com o templo Banteay Chhmar, e espera-se que mais visitantes internacionais possam viajar para o espetacular local antigo assim que as reparações forem concluídas.

Imagem apresentada: uma das cabeças das estátuas sendo levantada do solo em Banteay Chhmar. Crédito: Phnom Penh Post .

Relatório de viagem: Preah Vihear, Banteay Chhmar et al

Em agosto, decidi revisitar alguns dos meus templos favoritos nas províncias de Preah Vihear, Banteay Meanchey, Siem Reap e Kompong Thom. Contratei o irmão do meu amigo, que tem um carro decente, para me levar para ver as atrações.

Partimos no início da manhã e seguimos para Sambor Prei Kuk. A viagem durou cerca de 3 horas e alguns trechos da estrada estavam em péssimas condições. Felizmente não estava chovendo, caso contrário, teríamos alguns problemas com a lama. Na minha última visita, fui lá de moto (e tive problemas com lama!), Então estava com pressa e não tive a chance de vagar pela adorável área de floresta para chegar ao templo principal. Nada mudou desde 2008, poucos turistas, e o grupo da Universidade Waseda do Japão continuava com seu projeto de restauração. Depois de comer um frango frito inteiro em uma barraca do lado de fora do complexo do templo (pude comer a cabeça, gostoso!), Partimos para o Sra Em onde passaríamos a noite. A viagem durou 3,5 horas e foi bastante tranquila (com exceções em algumas partes) e chegamos um pouco antes do pôr do sol. Não consegui encontrar a pousada modesta em que me hospedei há vários anos, então optamos por outra hospedaria modesta (sala de ventiladores com banheiro privativo em um lugar chamado Srey Nat, 26.000 riel, US $ 6,50). Há um par de restaurantes decentes na cidade e nós achamos um e tomamos um pouco de um banquete e MUITA cerveja!

Depois de uma tigela de kut teav e café tuek kork (sopa de macarrão e café gelado), fomos em direção à montanha. Os visitantes são obrigados a mostrar seus passaportes, recebem um “tíquete” e um moto guy por uma taxa de US $ 5 (a menos que você queira subir em seu próprio 4x4 ou bicicleta com embreagem). Meu motorista, Rothar, esperou por mim na parte inferior enquanto eu visitava. O cara da moto me deixou na aldeia no topo e eu caminhei alguns minutos até o local. Foi tão incrível quanto eu me lembrava, e fiquei feliz por ter trazido minha boa câmera comigo para a viagem. Passei cerca de 3 horas no topo, então encontrei meu motorista e almocei na cidade antes de ir para Beantey Meanchey. Você podia ver dirigindo pela estrada que seções da selva haviam sido devastadas, fumaça ainda saindo dos acampamentos onde os trabalhadores estavam cortando e queimando as árvores e a vegetação para abrir caminho para novas plantações de borracha vietnamitas. Isso durou grandes extensões e, onde não havia desmatamento em andamento, a selva já havia sido substituída por quilômetros e quilômetros de seringueiras. Foi uma visão muito triste, de fato.

No caminho, passamos pela extensa cidade de Somrong, Oddar Meanchey. A cidade parece estar em rápido desenvolvimento e agora tem seu próprio Monumento da Independência. Depois de passar várias horas campo após campo de seringueiras ou mandioca (grande parte da última estava em processo de colheita) chegamos à aldeia (na verdade uma aldeia!) De Banteay Chhmar. Decidimos encontrar os “templos da selva” que se espalhavam pela cidade. Foi necessária uma grande caminhada no mato para acessar Ta Plang, que era uma mera ruína, mas Ta Em tinha algumas partes das paredes e entalhes ainda intactas, e Prasat Taphrom tinha a magnífica cabeça de pedra no topo da torre. Muito legal ver isso (tive que parar e perguntar às pessoas como chegar até eles, eles estavam cobertos de mato!). As opções de acomodação são “homestays”, o que significa que você fica em um quarto vago na casa de alguém. Encontramos um perto de uma rua lateral, uma família boa o suficiente lá, 28.000 riel para um quarto privado (compartilhe o chuveiro de água fria e o banheiro no andar de baixo).

Não parecia haver nenhum restaurante adequado na cidade, então, depois de algumas cervejas e um espeto de frango em uma barraca de rua (Rothar tinha pong tea kon, um ovo de pato com o embrião formado nele!), Perguntamos a mãe da casa de família para nos preparar o jantar. Acabou sendo um grande banquete, compramos cerveja e gelo e fizemos uma festinha com a família, conversando por horas (felizmente o inglês de Rothar era bom o suficiente para traduzir para mim!) Agradecemos nossos gentis anfitriões e partiu pela manhã para ver Banteay Chhmar (entrada US $ 5), ao virar da esquina.

Banteay Chhmar é absolutamente incrível, trabalhos de escavação estavam em andamento nos últimos anos, coletando todas as pedras que compunham o vasto mural de relevos nas paredes que circundam o templo. Os guindastes estavam lá quando chegamos e os trabalhadores empilharam as enormes lajes de pedra, uma em cima da outra, para juntar as seções do mural. Rothar comentou que esta parede frontal não estava erguida quando ele a visitou pela última vez, 5 anos atrás, e se sentiu muito sortudo em poder vê-la. Eles nos permitiram tirar fotos, e este foi apenas o começo de um dia muito impressionante e emocionante. Embora partes do templo tenham caído devido ao saque, outras partes estavam em muito boas condições. Eu adorei este lugar, pois era possível escalar os templos e vê-los de diferentes ângulos. Se você for um alpinista afiado, pode até subir ao nível dos olhos das cabeças gigantes das torres no centro do templo. Também é notável ver as esculturas intrincadas do Bodhisattva Avalokiteshvara do lado de fora da parede posterior. Um foi aparentemente destruído enquanto estava sendo saqueado, mas o outro ainda está lá em todos os seus muitos braços e glória, e as seções da esquerda têm alguns relevos apsara legais também. Percorrendo os fundos do templo, é possível ver as histórias contadas pelo mural do dia a dia. Há cenas de mercado, o rei e seu povo, lutas, mulheres batendo umas nas outras e, claro, as onipresentes cenas de batalha. Felizmente Rothar conhecia sua história e eu pude ouvir sobre quem estava atacando quem, quando e onde. Apenas nas notícias desta semana (novembro de 2014) foi o relato de 3 cabeças gigantes da era Angkoriana sendo desenterradas no local, então estou muito ansioso para voltar e ver mais!

Saímos à tarde, exaustos após um dia quente e suado de escalada e exploração, paramos para um almoço tardio em Sisophon e chegamos no início da noite em Siem Reap. Enquanto algumas pessoas tentam fazer esses templos como uma viagem de um dia, eu recomendo fortemente ir até lá e passar a noite, possivelmente combinando vários lugares em uma viagem, a fim de ver mais e ir com calma.

Mais tarde naquela semana, em algumas excursões diferentes, fui a Koh Ker e Phnom Kulen, ambas as quais havia visitado anos atrás. Koh Ker está recebendo mais turistas atualmente, mas ainda permanece bastante quieta. A nova escada na lateral do templo foi concluída recentemente, para que os visitantes possam subir até o topo. A vista panorâmica é espetacular, vale muito a pena a subida!

Em Phnom Kulen, tudo era business as usual. Muitos turistas locais fazendo piquenique e nadando em uma cachoeira próxima, enquanto os barang (estrangeiros) estavam em outra queda, piando e gritando e se divertindo muito! Havia muito mais barracas do que eu me lembrava de ter visto da última vez, e há bastante comida local boa para o almoço (e cerveja gelada!). Eu tinha ouvido falar de um grupo de enormes estátuas de pedra de animais chamadas Sras Domrei, e uma vez no topo, Pedi a Rothar que perguntasse sobre uma visita. Um cara com uma moto disse que me levaria, e Rothar nunca os tinha visto, então fiquei feliz em contratar outro cara da moto para que ele pudesse se juntar a mim na viagem. É um passeio MUITO acidentado de 7 km, primeiro parando em um lugar chamado “caverna de morcegos”. Sim, centenas de morcegos batendo asas no alto e nenhuma luz (traga um farol / lanterna) e no fundo estava uma pessoa muito reclusa meditando em frente a um altar. De volta às bicicletas e depois de mais um ou dois quilômetros, você chega à área da estátua. Essas estátuas eram MUITO legais, uma estátua de elefante em tamanho natural sozinha e várias outras em um grupo em frente a ela em uma colina. Embora isso seja tudo o que há para ver lá, valeu a pena o passeio acidentado. No caminho de volta, os motoqueiros nos levaram a uma aldeia e havia algumas estupas interessantes e um templo, Preah Kral. Vale a pena dar uma olhada nas estupas de ouro e prata recém-pintadas, assim como algumas das estátuas e o templo da vila.

Para fotos do acima mencionado, dê uma olhada neste link (esteja preparado para fazer um pouco de rolagem, pois há várias fotos dos relevos em Banteay Chhmar)

Assista o vídeo: Banteay Chhmar Temple (Janeiro 2022).